Itamar Franco lê artigo que questiona Lula por ter acusado sindicalistas de 'oportunismo'




O senador Itamar Franco (PPS-MG) leu em Plenário, durante a sessão desta quinta-feira (10), artigo da jornalista Eliane Cantanhêde, publicado na Folha de S. Paulo, no qual ela questiona o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter acusado as centrais sindicais de "oportunismo" ao pressionarem o governo por um salário mínimo mais elevado.

No artigo, a jornalista pergunta: "Depois de começar a carreira política como líder sindical, depois de ter passado boa parte da vida azucrinando governos e patrões por maiores salários, depois de ter feito todo o discurso pró-pobres e pró-assalariados e depois de ter virado presidente da República à custa de tudo isso, Lula tinha o direito de desautorizar e criticar sindicalistas pelo justo direito de reivindicação?"

Conforme o artigo lido por Itamar Franco, "oportunismo por oportunismo, nada pode ser pior do que manifestar opiniões ao sabor do momento, da circunstância, dos interlocutores". Para a colunista, isso "é coisa típica de cara-de-pau". Ela lembra ainda que o então presidente Lula "vivia falando que ex-presidente tem de ficar calado".



10/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa lê artigo de Fábio Doyle em defesa de Itamar Franco

ACM critica comentário de Lula sobre idade de Itamar Franco

Itamar Franco vai às prévias

Parlamentares homenageiam Itamar Franco

O Brasil se despede de Itamar Franco

Itamar Franco lê compromisso constitucional