Itesp: Objetivo é entregar mais de 4 mil títulos ainda em 2007



Afirmação foi do novo diretor-executivo do Instituto, Gustavo Ungaro

“A reforma agrária remanesce como desafio do presente e do futuro próximo de nosso País e do Estado, como modo de aproveitamento dos recursos naturais e aperfeiçoamento democrático”. Com essas palavras o novo diretor-executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo, o advogado Gustavo Ungaro, reiterou seu compromisso com as políticas públicas de acesso à terra, durante a cerimônia de posse, nesta terça-feira, 16 de janeiro, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O diretor aproveitou para destacar alguns pontos do plano de metas da nova gestão, como intensificar a regularização fundiária no Estado. “Em 2007, pretendemos entregar mais de quatro mil títulos de domínio em duas dezenas de municípios paulistas”, afirmou Ungaro.

Avançar no reconhecimento e titulação das comunidades quilombolas também é um assunto que merece atenção especial, segundo ele. “Vamos implementar políticas de desenvolvimento junto aos produtores rurais assentados e quilombolas, com ações de desenvolvimento humano, produção familiar, infra-estrutura e meio ambiente”, ressaltou.

Já o secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Izaias José de Santana, salientou a responsabilidade do Estado em promover a igualdade social. “Agora é o momento de o Itesp avançar na arrecadação das terras públicas. O histórico do novo diretor mostra que ele dará prioridade à autonomia dos assentados e quilombolas”, afirmou.

Perfil

Advogado, bacharel e mestre em direito pela Universidade de São Paulo, Gustavo Ungaro é conselheiro do Instituto São Paulo contra a Violência e membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

Foi secretário da Casa Civil de Jundiaí (2004/2006), secretário-diretor geral do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo (2003/2004), secretário-adjunto do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (2002), secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e membro nato do Conselho Curador da Fundação Itesp (2000/2002), além de coordenador do Grupo Gestor do Programa de Cooperação Técnica e Ação Conjunta para os Remanescentes das Comunidades de Quilombos do Estado de São Paulo (2001/2002) e gerente nacional na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça (2000).

Itesp

Vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o Itesp é a entidade responsável pelo planejamento e execução das políticas agrárias e fundiárias do Estado de São Paulo. Dentre as principais atribuições está a arrecadação de terras públicas para criação de assentamentos, assistência técnica, reconhecimento e titulação das comunidades quilombolas, propor soluções para os conflitos fundiários, capacitar os beneficiários da regularização fundiária e participar da execução das políticas agrária e fundiária, em col

01/16/2007


Artigos Relacionados


Terra Legal vai entregar mais de 500 títulos em três municípios de Rondônia

Programa Terra Legal Amazônia vai entregar 1,5 mil títulos de propriedade de terras

Marta Suplicy diz que Parada Gay tem ainda o mesmo objetivo que originou sua criação

Nove milhões de contribuintes ainda precisam entregar declaração do IR

Tesouro divulga maior número de recompra de títulos da dívida externa desde 2007

Brasil deve fazer nova emissão de títulos do Tesouro ainda este ano, diz secretário