Marta Suplicy diz que Parada Gay tem ainda o mesmo objetivo que originou sua criação



A senadora Marta Suplicy (PT-SP) afirmou em Plenário que, 16 anos depois de sua criação, a Parada Gay de São Paulo ainda tem como tema principal a criminalização da homofobia. A parada ocorreu no último final de semana.

Em pronunciamento nesta terça-feira (12), a senadora disse que o mote deste ano é o combate à homofobia, com o lema “Homofobia tem cura: educação e criminalização”. Há 16 anos, quando a parada foi criada como uma simples manifestação, a ideia surgiu como forma de protestar contra a morte de homossexuais por skin heads.

- Vemos que pouco se andou. A sociedade civil caminhou, mas alguns setores ainda têm o preconceito – afirmou a parlamentar, dizendo ainda concordar que a escola é o espaço onde se deve trabalhar questões como racismo, preconceito e violência.

Transporte

No mesmo pronunciamento, a senadora defendeu um planejamento conjunto e de longo prazo para o transporte metropolitano. Lembrou que no Brasil há 39 regiões metropolitanas, que englobam 482 municípios, onde vivem 106 milhões de pessoas, ou 58% da população.

Marta Suplicy citou o exemplo da maior cidade do país, São Paulo, que engloba 38 municípios. Segundo ela, é difícil o diálogo entre todos esses entes federativos, o que prejudica a implantação de tarifas únicas e a circulação de ônibus intermunicipais.

A senadora afirmou que, em São Paulo, as pessoas gastam até 5 horas no transporte de ida e volta da casa para o trabalho. Ela lembrou que, dos R$ 12 bilhões destinados pelo Programa de Aceleração do Crescimento para obras da Copa do Mundo, São Paulo ficará com apenas R$ 2 bilhões, o que ela considera muito pouco para “uma região que já vive o descalabro”. Acrescentou que a dificuldade de transporte leva a capital paulista a perder muitos investimentos, o que poderia ser minimizado com benefícios a empregadores previstos em planejamento de médio e longo prazo.



12/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy ainda analisa solução para cobrança de couvert artístico

Marta Suplicy comemora criação da Subcomissão da mulher

Mozarildo registra 70 anos de criação do território federal que originou Roraima

Marta Suplicy anuncia a parlamentares criação de 1,7 milhão de vagas no setor de turismo até 2010

ROMEU TUMA: LUÍS EDUARDO E SÉRGIO MOTTA TINHAM MESMO OBJETIVO

Itesp: Objetivo é entregar mais de 4 mil títulos ainda em 2007