Ivo Cassol chama atenção para situação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário de RO



Em discurso no Plenário na noite desta quarta-feira (16), o senador Ivo Cassol (PP-RO) lamentou a atual situação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário de Rondônia (Idaron). Segundo o senador, o instituto está deteriorado e se transformou em um cabide de empregos.

Ivo Cassol disse que na época em que foi governador o instituto tinha 40 barcos para fiscalização e lamentou que hoje estejam encostados, quebrados e sem combustível. O senador ressaltou o fato de que a pouca fiscalização na região de divisa pode comprometer o rebanho do estado, por conta da possibilidade de contaminação com febre aftosa.

- Se ocorrer casos de febre aftosa, a economia do estado e dos municípios pode quebrar. Se isso acontecer, vão isolar nosso estado e não vamos ter pra quem vender nossa carne e nosso leite – alertou o senador.

Cassol elogiou ex-diretores do Idaron e disse que, poucos anos atrás, os técnicos chegavam a entrar até 50 quilômetros dentro da Bolívia para vacinar o gado e, assim, criar uma espécie de barreira sanitária. Segundo o senador, o estado precisa manter a vigilância. Cassol lembrou que a pecuária representa 40% do produto interno bruto (PIB) estadual e que Rondônia é o 4º maior exportador de carne e o 8º maior produtor de leite do país.



16/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sadi Cassol chama atenção para importância das ouvidorias públicas

EMÍLIA CHAMA ATENÇÃO PARA SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Waldeck chama atenção para situação das estradas brasileiras

Ana Amélia chama atenção para a situação financeira crítica dos municípios

Jorge Viana chama atenção para a situação do Acre por causa das cheias

Marina Silva chama atenção para situação do povo guarani-kaiowá