Já estão no Ministério da Justiça documentos complementares sobre venda de gado de Renan



No exercício da Presidência do Senado, o senador Tião Viana (PT-AC) encaminhou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, documentos complementares sobre vendas de gado realizadas pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). A documentação foi recebida nesta terça-feira (24) pela Secretaria Geral da Mesa do Senado e deverá ser encaminhada pelo ministro para o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que aprofunda, a pedido do Senado, a perícia nos documentos apresentados pelo próprio Renan para sua defesa.

De acordo com a secretária-geral da Mesa, Claudia Lira, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas encaminhou diversas Guias de Transporte Animal (GTAs) referentes a cabeças de gado vendidas pelo presidente do Senado. O deputado federal Olavo Calheiros (PMDB-AL), irmão de Renan, também protocolou na Secretaria Geral da Mesa notas fiscais por ele emitidas referentes à venda de gado.

As informações foram pedidas pelos relatores do processo contra Renan no Conselho de Ética - senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Almeida Lima (PMDB-SE). O Conselho formulou 30 questões que devem ser respondidas pela Polícia Federal no aprofundamento da perícia nos documentos de Renan, aprovada pela Mesa do Senado.

Novos documentos são esperados nesta quarta-feira (25) pela Secretaria Geral da Mesa. Tanto a Secretaria da Fazenda do governo de Alagoas quanto a Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado comunicaram, por meio de contatos telefônicos, o envio, por intermédio dos Correios, de outros papéis pedidos pelo Conselho de Ética.

Entre outras coisas, o Conselho de Ética quer saber se as GTAs apresentadas são autênticas e se os créditos nos extratos bancários e nos recibos apresentados por Renan são efetivamente oriundos de venda de gado e estão respaldados pelas respectivas notas fiscais do produtor. Renan foi acusado de utilizar recursos de uma empreiteira para pagar despesas pessoais.



24/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado recebe novos documentos relativos à venda de gado de Renan

Documentos do Ministério do Planejamento já estão com a CPI dos Cartões

Ministro da Justiça garante que documentos do Arquivo Nacional estão preservados

Renan quer ouvir Ministério da Justiça sobre desrespeito à Lei de Defesa do Consumidor

Senado encaminha ainda nesta quarta documentos de Olavo Calheiros para o Ministério da Justiça

Ministério da Justiça investigará se fabricantes estão combinando preço do leite tipo C