Senado recebe novos documentos relativos à venda de gado de Renan
Novos documentos que chegaram na tarde de quarta-feira (25) e na manhã desta quinta-feira (26) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar,relativos à venda de gado de propriedade do presidente do Senado, Renan Calheiros, serão encaminhados ainda hoje ao ministro da Justiça, Tarso Genro. Às 17h58 desta quarta, a Secretaria Geral da Mesa recebeu da Secretaria Estadual da Fazenda de Alagoas e de diversas pessoas físicas cópias autenticadas e notas fiscais a respeito das transações comerciais.
Os documentos são necessários para que a Polícia Federal possa concluir a perícia que está realizando para verificar a legalidade das transações comerciais de venda de gado realizadas pelo senador Renan Calheiros. O presidente do Senado responde a processo por quebra de decoro parlamentar, que se originou de representação protocolada no Conselho de Ética pelo PSOL, baseada em denúncia da revista Veja. A revista publicou que Renan tinha parte de suas despesas particulares pagas por um funcionário da empresa Mendes Junior.
Três envelopes chegaram ao Senado nesta quarta. O primeiro foi enviado pela Secretaria Estadual da Fazenda de Alagoas e outros dois por produtores rurais que teriam comprado gado do senador: um dos envelopes tem como remetentes José Acácio da Rocha e Maria Waldecir Ricardo da Rocha e o outro, Adriana Braga Cavalcanti Duarte e Cristiano Alberto Santos Duarte.
Empresas
Nesta quinta, o Senado recebeu documentos do contador Roberto Gomes de Souza, responsável pelas empresas GF da Silva Costa e Carnal - Carnes de Alagoas Ltda. Ele encaminhou várias notas fiscais relativas a operações comerciais realizadas durante o período em que os dois estabelecimentos estavam ativos.
Na correspondência anexada às notas, Roberto Gomes informa ainda que todos os pagamentos efetuados pela GF e pela Carnal eram realizados por meio de cheques das respectivas empresas, inclusive nas operações comerciaisrealizadas com o produtor rural Renan Calheiros.
O senado também já encaminhou ao Ministério da Justiça, na tarde desta quarta, várias notas fiscais apresentadas pelo deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), irmão de Renan, que também é citado nas denúncias de possíveis irregularidades na venda de gado.
26/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Já estão no Ministério da Justiça documentos complementares sobre venda de gado de Renan
Advogado de Mônica Veloso apresenta novos documentos contra Renan ao Conselho de Ética
Conselho de Ética recebe novos documentos e PF também vai periciá-los
Cafeteira recebe documentos que Renan entregou à Corregedoria
Tião Viana recebe da PF resultado da perícia em documentos de Renan
Mesa recebe pedido para que PF conclua perícia sobre documentos de Renan