Jader garante que Senado vai apurar caso do painel



O presidente do Senado, Jader Barbalho, contestou na manhã desta quinta-feira (dia 19) versões que começaram a circular entre jornalistas, dando conta da possibilidade de surgir um acordo político entre os parlamentares envolvidos com o caso da violação do painel de votação do Senado, a fim de evitar punições. "O Senado, através dos mecanismos que possui, está tomando todas as providências para apurar os fatos", destacou.

Exemplo desse empenho em esclarecer o episódio e as responsabilidades dos personagens envolvidos, no entender de Jader, é a rapidez com que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar marcou o depoimento da ex-diretora do Centro de Processamento de Dados e Informática do Senado Federal (Prodasen), Regina Borges.

- Todos os fatos estão demonstrando que o Senado está tomando as providências e apurando, de tal ordem que o Conselho de Ética vai ouvir hoje (dia 19) à tarde a ex-diretora do Prodasen - observou.

Com relação à declaração do presidente Fernando Henrique Cardoso, questionando a oportunidade de formação da CPI da Corrupção e afirmando que antes o Senado "deve arrumar a Casa", o senador Jader Barbalho disse ver a frase como "um ponto de vista político". E lembrou que o presidente da República já manifestou inúmeras vezes sua opinião sobre a inconveniência de criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar uma extensa pauta de casos suspeitos de corrupção neste momento.

A renúncia do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) ao posto de líder do governo no Senado, por outro lado, foi considerada por Jader como uma "decisão pessoal, que deve ser compreendida como um gesto de natureza política de quem, neste momento, face a esta questão do painel, prefere concentrar suas ações exatamente nisso".

- Foi uma atitude mais que racional, no sentido de que as tarefas como líder do governo certamente criariam uma grande dificuldade para ele e, neste momento, ele precisa voltar suas atenções para este episódio do painel - concluiu.

19/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader manda apurar violação de painel eletrônico do Senado

Jader pede parecer para orientar Mesa do Senado no caso do painel

Jader baixa atos para apurar violação do painel de votação e quebra de decoro parlamentar

Jader quer ação contra empresa que forneceu painel do Senado

JADER: SE FOR PARA APURAR, QUE SE .INVESTIGUEM TODOS OS ENVOLVIDOS

Jader critica tentativas de incluí-lo no processo do painel