Jader: prazos são regimentais, não há acordo e Carlos Wilson é relator pela Mesa



O presidente do Senado, Jader Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (dia 23) que designará o primeiro-secretário, senador Carlos Wilson (PPS-PE), como relator junto à Mesa do parecer do Conselho de Ética sobre a denúncia de violação do painel eletrônico. Ele protestou contra interpretações de que estaria favorecendo os senadores objeto da investigação ao determinar os prazos de tramitação do assunto:

- Não estou absolutamente fazendo favor a ninguém ao estabelecer os prazos que são regimentais, mais nada além do que o Regimento. Estranho certo tipo de noticiário que examina o tema como se estivéssemos fazendo algum tipo de concessão, quando estamos única e exclusivamente cumprindo o Regimento - assinalou.

Jader esclareceu que o senador Carlos Wilson foi escolhido para relatar o processo por ter acompanhado o caso desde o início:

- Dos membros da Mesa ele é o mais inteirado do assunto. Logo que o processo me chegar às mãos vou designá-lo, para que, dentro do prazo de sete dias, estabeleça data para entrega de parecer, e para esta data convocarei reunião da Mesa - explicou.

Segundo o senador, nessa reunião a Mesa decidirá "encampar, ou não, a decisão do Conselho de Ética; encampando, devolve a matéria ao conselho, iniciando então um processo relativo à infração do Código de Ética". Quinze dias é o total de tempo para o exame do tema na Mesa, no qual se incluem sete dias para o relator e cinco para pedidos de vistas, sendo todos estes os prazos máximos, o que significa que os resultados poderão ser produzidos antes.

Embora tenha se recusado a comentar o mérito da decisão do Conselho de Ética, o presidente do Senado disse estar satisfeito com o funcionamento da Casa:

- Não me sinto à vontade para emitir juízo de valor sobre o mérito, mas o Senado está agindo de forma adequada, regimentalmente, o conselho vem se reunindo de maneira transparente, para que a opinião pública possa acompanhar - afirmou.

Mesa vaicumprir o regimento no processo contra ACM e Arruda, diz Jader



23/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão e Carlos Wilson acreditam em solução rápida para caso Jader

Carlos Wilson: Mesa avaliará o aproveitamento de concursados na área de Comunicação Social

CARLOS WILSON PEDE CUMPRIMENTO DE ACORDO

Jader diz que tomará as providências regimentais se chegar pedido da CPI

Governo quer vencer professores pela fome, diz Carlos Wilson

Carlos Wilson: renúncia de Arruda não interfere na situação de Antonio Carlos