JADER QUER INCLUIR O PARÁ EM PROJETOS SIDERÚRGICOS DO GOVERNO



Em carta enviada ao presidente da República, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) defendeu a inclusão do estado do Pará nos Projetos Siderúrgicos do governo federal, a partir da retomada dos Programas Estratégicos para Exportação. Ele lembrou que, antes de ser privatizada, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) pretendia implantar um Projeto Siderúrgico nas áreas de jazidas situadas no Sul do Pará, o chamado Projeto Salobo.

Apesar de todos os estudos e análises terem sido favoráveis, explicou Barbalho, o grupo empresarial que assumiu o controle acionário da CVRD desativou o projeto. Para o senador, no momento em que o Brasil enfrenta mais uma "crise do petróleo", é preciso buscar um melhor desempenho nas contas externas ampliando as exportações.

- Uma ação que pode ser tomada pelo governo federal para evitar a sangria da balança comercial, e enfrentar a "crise do petróleo", seria a imediata retomada dos estudos para implantação dos Pólos Siderúrgicos, estratégicos para alavancar as exportações. Nessa ação, o Pará, meu estado, maior província mineral do planeta, tem todas as condições para ser o pólo prioritário situado na região de Marabá, dispondo de matéria prima, empresas privadas de relevo no setor siderúrgico e infra-estrutura de energia e transportes necessárias - informou o senador.

13/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader quer incluir novos itens na pauta de CPI

Governo busca incluir 3 projetos

Governo quer incluir comunidades terapêuticas para tratar dependentes químicos

Mozarildo quer incluir projetos sobre fronteira norte do país no esforço concentrado

Osmar Dias quer incluir meio rural no programa habitacional do governo

Jucá anuncia projetos alterando o Plano Nacional de Viação para incluir três rodovias federais