Mozarildo quer incluir projetos sobre fronteira norte do país no esforço concentrado
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu o apoio dos líderes partidários, nesta segunda-feira (16), para requerimento de urgência que vai apresentar a dois projetos de Lei do Senado que tratam de interesses da Amazônia.
O PLS 380/2012, de autoria da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), institui a Política Nacional de Defesa e de Desenvolvimento da Amazônia Legal e da Faixa de Fronteira. O PLS 15/2011, de autoria de Mozarildo Cavalcanti, cria o Programa Fronteira Agrícola Norte.
O senador quer que os dois projetos entrem na pauta de votações desta semana, em que os senadores estarão em esforço concentrado, porque, avalia o parlamentar, tratam de assuntos de interesse do país e dos cidadãos.
– Eu entendo que esses dois projetos são altamente benéficos para toda a faixa de fronteira e também, especialmente, para a faixa de fronteira mais pobre, mais abandonada, que é justamente a faixa de fronteira Norte – concluiu.
Mozarildo explicou que esses projetos estabelecem um programa permanente para as fronteiras do norte brasileiro que, segundo afirma, ainda não existe,
– Não há um programa permanente de Estado, do país para essa faixa de fronteira. O que existe é política de governo. Entra um governo, ele tem determinada ação para a Amazônia. Entra outro governo, muda o foco – disse.
O PLS 380/2012 está pronto para ser incluído na Ordem do Dia do Plenário. O PLS 15/2011 já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e ainda deveria passar pelas comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Para entrarem na pauta do plenário, o requerimento de urgência deve ter o apoio de líderes que representem 2/3 da Casa.
16/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo quer impulsionar atividade agrícola na fronteira norte do país
Senadores aprovam quase 100 projetos no esforço concentrado
Senado votou projetos de grande repercussão no esforço concentrado
Liderança do governo prioriza 18 projetos para votação no esforço concentrado
ACM QUER ESFORÇO CONCENTRADO ANTES DAS ELEIÇÕES
ACM QUER ESFORÇO CONCENTRADO ANTES DAS ELEIÇÕES