Jader solicita que Câmara dê continuidade a projeto que cria o Conselho de Comunicação



O presidente do Senado, Jader Barbalho, comunicou, durante a sessão desta quinta-feira (dia 22), que está encaminhando ofício ao presidente da Câmara, deputado Aécio Neves, solicitando que aquela Casa dê prosseguimento à tramitação do substitutivo do Senado ao projeto de lei da Câmara que trata da instituição do Conselho de Comunicação Social.

O projeto original foi elaborado em 1991, recebeu novas versões em 1992 e 1993 pela Câmara dos Deputados e desde junho de 1996, depois de apreciado pelo Senado, tramita novamente naquela Casa, sob a forma de um substitutivo.

A criação do conselho, que será um órgão auxiliar na definição da política de comunicação social do país, está prevista no artigo 224 da Constituição de 1988 e até agora não foi instalado. Essa por sinal é uma das justificativas contidas no documento que será enviado à Câmara.

- É objetivo desta Presidência dar cumprimento, ainda no corrente ano, a esse preceito constitucional, reivindicação que vem sendo feita freqüentemente, no Plenário do Senado Federal, por senadores de diversos partidos - explicou o senador Jader Barbalho que reiterou termos de outro ofício, também encaminhado pela Presidência do Senado, no ano passado, de teor similar.

rádios comunitárias

Os senadores aprovaram, nesta mesma sessão, quatro projetos de decreto legislativo originários da Câmara que aprovam atos autorizando o funcionamento de quatro rádios comunitárias. Duas delas em cidades do estado de Mato Grosso, uma em Minas Gerais e outra no Paraná.

Foram autorizadas a executar o serviço de radiodifusão comunitária as Associações Cultural e de Comunicação Comunitária de Carambeí (PR); Beneficente e Cultural Comunitária de Carmo do Paranaíba (MG); Comunitária de Desenvolvimento Artístico, Cultural, Informativo e Social de Comodoro (MT) e, de Amigos e Moradores de Brasnorte (MT).

Ainda foi aprovado requerimento da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que solicitou a tramitação conjunta de dois projetos de lei que tratam de normas para regular a formação de consórcios entre municípios e entre os estados visando a implementação de políticas comuns de desenvolvimento. Os projetos voltam agora a tramitar na CCJ.

22/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader defende instalação de Conselho de Comunicação Social

Fenaj pede a Jader instalação do Conselho de Comunicação Social

Conselho de Comunicação muda regimento e cria comissões

Conselho de Comunicação discute projeto de criação da Ancinav

Conselho de Comunicação vai encaminhar sugestões a projeto de criação da Ancinav

Conselho de Comunicação analisa projeto que regionaliza programação de rádio e TV