Jaguariúna e Pedreira misturam aventura e tranquilidade



Cidades do Circuito das Águas Paulistas ficam na Serra da Mantiqueira, uma das mais belas regiões do Estado

Localizadas na Serra da Mantiqueira, Jaguariúna e Pedreira têm em comum o clima ameno de montanha, com temperatura média que varia de 20ºC a 25ºC, o ar puro e toda tranquilidade para descansar e relaxar. Mas, engana-se quem pensa que visitar as cidades é apenas sombra e água fresca. Ambas possuem rios, cachoeiras e fontes de água mineral e são um convite para o turismo de aventura.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Jaguariúna
Em linguagem indígena, Jaguariúna significa "rio da onça preta" e está localizada a 133 km de São Paulo. Com uma população estimada em pouco mais de 44 mil habitantes e se desenvolvendo cada dia mais, a cidade ainda preserva o patrimônio histórico-ferroviário, fazendas centenárias, haras e antigos casarões.

Inaugurado em 1945, o prédio desativado da antiga Estação Jaguariúna foi restaurado e atualmente é o Centro Cultural. O espaço é ponto de partida do passeio turístico de Maria Fumaça, uma das principais atrações da cidade. O turista pode fazer um passeio de Maria Fumaça até a vizinha Campinas. Realizado apenas nos finais de semana, o percurso tem duração média de três horas e meia.

Outra boa opção para aqueles que gostam de história é o Museu Ferroviário. O local conta com peças históricas fornecidas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e doações da Cia Mogiana de Estradas de Ferro, de ex-ferroviários e historiadores.

Para saber mais sobre a história da cidade, um lugar que não pode faltar no roteiro é a Casa da Memória Padre Gomes. Criada em 2008, o local tem o objetivo de recuperar, preservar e difundir a memória de Jaguariúna até os dias atuais. Seu acervo inclui documentos textuais, fotográficos, filmográficos e sonoros.

Para fechar o passeio, os visitantes encontram no Parque do Lago um espaço para curtir com a família. O local tem trilhas para fazer caminhadas, ciclovia, lago para pesca e um charmoso jardim japonês. 

Pedreira
Conhecida como a capital da porcelana, a cidade se destaca pela beleza natural das montanhas que a rodeiam e é linearmente distribuída às margens do Rio Jaguari. Sua população é de 41.549 habitantes e tem seu nome devido aos muitos "Pedros" existentes na família de seu fundador, Cel. João Pedro de Godoy Moreira.

Seu extenso comércio de louças, porcelanas, artigos em madeira e peças artísticas são as principais atrações do município. Para conhecer melhor a cidade, um dos primeiros passeios é o Museu Histórico da Porcelana. Seu acervo é composto por peças que retratam aspectos da fundação da cidade, imigração italiana e ferrovia, com fotografias, mobílias e peças de porcelana que destacam a trajetória do setor. O museu conta ainda com uma minifábrica que mostra o processo de fabricação das porcelanas.

Outra opção de passeio é o Observatório Astronômico de Pedreira, O local é um ponto de referência científico, cultural e turístico no país, utilizado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes.

Para os apreciadores da natureza, o rio Jaguari corta o município, e pode ser visto em vários pontos, como a ponte pênsil próxima à Igreja Matriz de Santana. O rio também é propício para o desenvolvimento da pesca esportiva.

A cidade conta ainda com o Bosque Municipal "Prefeito Adolfo Lenzi", que possui uma área de mais de 33.000 metros quadrados, com mata nativa que dispõe de inúmeras espécies vegetais.

Do Portal do Governo do Estado



04/17/2013


Artigos Relacionados


Capital da Porcelana, Pedreira guarda aconchego e tranquilidade

História e verde se misturam em Guararema

Cultura: Grafite e poesia se misturam em exposição

História e arte se misturam no Museu do Senado

História e cultura se misturam no Solar dos Câmara

Vários destinos se misturam no Centro-Oeste Paulista