Japão pede ajuda à Agência Internacional de Energia Atômica para avaliar danos nucleares
O governo japonês pediu à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) nesta segunda-feira (14) o envio de uma equipe de peritos para avaliar a situação do local após as explosões registradas em uma usina nuclear. As informações são do diretor-geral do órgão, Yukiya Amano e foram divulgadas pela Agência Lusa.
Na última sexta-feira (11), a Aiea chegou a oferecer ajuda ao Japão, após o terremoto e o tsunami que atingiram o país e danificaram a central nuclear de Fukushima, situada a 250 km de Tóquio.
O nível de água de um dos reatores da usina baixou consideravelmente nesta segunda, impedindo o resfriamento do combustível. Equipes da Tokyo Electric Power estão injentando água do mar no reator número 2 da usina para evitar o superaquecimento da instalação, que está com as barras de combustível totalmente expostas.
Sala intacta
De acordo com a Aiea, a sala onde fica o reator 3 da Usina Nuclear de Fukushima está intacta. O prédio onde o reator está localizado foi atingido por duas explosões, em consequência do terremoto e do tsunami. Todos os quatro reatores da usina foram automaticamente desligados após o tremor.
Segundo a agência de segurança nuclear do Japão, a explosão foi causada por um acúmulo de hidrogênio. O incidente deixou 11 feridos, um deles em estado grave.
Fonte:
Agência Brasil
14/03/2011 18:08
Artigos Relacionados
Agência Internacional de Energia Atômica manda esvaziar povoado no Japão
Tião Viana lê artigo contrário a acordo com Agência Internacional de Energia Atômica
Aprovados representantes na Agência de Energia Atômica e na Suíça
Acidente nuclear no Japão preocupa Dilma e pode influenciar na política brasileira de energia atômica
Mato Grosso pede ajuda para reparar danos causados pelas chuvas
MRE pede que brasileiros não viagem ao Japão e comunidades abrem contas para ajuda