Jarbas comenta artigo de Serra sobre papel da oposição
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) leu e comentou nesta quinta-feira (10) artigo publicado pelo jornal O Globo em que o ex-governador de São Paulo, José Serra, questiona qual seria o papel da oposição e critica as disputas internas dessa mesma oposição. No artigo intitulado "Oposição pra quê?", Serra assinala que o seu partido, PSDB, está se perdendo, lembra que a oposição obteve 44 milhões de votos e elegeu 10 governadores.
Jarbas leu o artigo no qual Serra afirma que não se pode deixar esse eleitorado sem representação. "É ele, inicialmente, que precisa receber uma resposta e convencer-se de que não jogou seu voto fora. Até porque as ditaduras tambémtêm governos, mas só as democracias contam com que possa vigiá-los, fiscalizá-los, em nome do eleitor. Por isso, a oposição tem de ter posições claras, ser altiva, sem se omitir nem se amedrontar".
O senador continuou a leitura: "Até quem votou no PT conta conosco para que ofereçamos alternativas, para que possamos aprimorar propostas do governo e denunciar, quando é - e como está sendo - o caso, a falta de rumo. Não se trata de fazer oposição sistemática ou não sistemática, bondosa ou exigente. Isso é bobagem".
- E é verdade. Oposição é oposição. Ela não tem adjetivação - acrescentou o senador.
No artigo, Serra alerta que o governo vem fazendo acenos à classe média e às oposições. "Conta com o conhecido bom-mocismo dos adversários, tucanos à frente", assinalou. O ex-governador observa que a realidade está mostrando o grave problema fiscal brasileiro e a maquiagem nas contas não consegue escondê-lo. Ele também ressalta o aparelhamento da máquina governamental, como na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Furnas e as "trapalhadas" no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"Ainda que fosse injusta, seria forçoso reconhecer que nos tem faltado nitidez. E nós temos os bons fundamentos. A quem pertence a bandeira da social-democracia no Brasil? O PT adotou as bandeiras, mas perverteu sua prática. Privatizou as ações do Estado em benefício do partido e aliados. Banalizou o que a vida pública brasileira tinha de pior. Rebaixou a saúde e a educação. Transformou em instrumento eleitoral a rede de proteção herdada do governo FHC. Virou as costas para a segurança e descuidou-se da Previdência. A falsa social-democracia petista preside um processo de desindustrialização do Brasil e mantém como principal despesa do orçamento o pagamento de R$ 180 bilhões anuais em serviço da dívida pública", afirma Serra, conforme pronunciamento de Jarbas Vasconcelos.10/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá comenta artigo sobre livro de Mercadante
Antero comenta artigo sobre descontentamento de petistas com o governo
Simon comenta artigo de Frei Betto sobre a desmoralização da esquerda
Suplicy lê artigo favorável à CPMF e comenta seminário sobre renda básica
Oposição comenta denúncia sobre fita
Azeredo lê artigo de Serra sobre os fundamentos das conquistas atuais do país