Simon ressalta atuação de Fernando Lyra como articulador da candidatura de Tancredo



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) rendeu homenagens nesta terça-feira (19) ao ex-ministro e ex-deputado Fernando Lyra, falecido no último dia 14, em São Paulo. Nascido em Recife (PE), em 1938, Lyra formou-se em Direito em 1964, elegendo-se deputado estadual pelo MDB em 1966 e sete vezes deputado federal ao longo das décadas seguintes.

Ao relembrar a trajetória do MDB, como partido de oposição à ditadura, Simon enfatizou a atuação de Lyra como o principal articulador da candidatura de Tancredo Neves, então governador de Minas Gerais, a presidente, via Colégio Eleitoral.

- Essa obra de arquitetura, essa obra impressionante de jogo de xadrez, é claro que teve Tancredo e companhia, mas o Fernando Lyra esteve na frente – disse Simon, referindo-se ao trabalho de união do partido, dividido entre facções diversas, e ao convencimento de governadores da Arena, que decidiram não apoiar a candidatura governista de Paulo Maluf.

Simon também ressaltou a transformação do MDB no partido da democracia e da resistência ao regime militar.

- Buscamos derrotar a ditadura com quatro bandeiras principais: primeiro, as Diretas Já; segundo, o fim da tortura; terceiro, a anistia, e quarto, a liberdade de imprensa - afirmou.

O parlamentar lembrou também o importante papel de Fernando Lyra à frente do Ministério da Justiça, no início do governo Sarney, e destacou a proximidade de Lyra com o senador Cristovam Buarque (PT-DF).

- O competente, digno, homem de grande capacidade e hoje senador Cristovam, foi nessa caminhada o braço direito de Fernando Lyra, um homem das leis, um professor, um intelectual, que teve um grande papel - disse.



19/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas lembra atuação de Fernando Lyra no combate à ditadura

Simon aponta Lyra como 'grande arquiteto' da transição democrática

Simon classifica Tancredo Neves como mártir brasileiro

Simon lembra atuação de Itamar como presidente da República

Congresso homenageia ex-ministro Fernando Lyra

Cristovam presta homenagem a Fernando Lyra