Jarbas pede suspensão de mudanças que prejudicam moradores do Sertão de Araripe



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) pediu ao governo federal que suspenda as mudanças feitas no projeto Canal do Sertão, que faz parte da obra da transposição do São Francisco.

Ele disse que o novo projeto reduz o trajeto do canal, deixando de fora municípios do Sertão do Araripe - em Pernambuco - que eram contemplados pelo projeto original, de 2005.

Jarbas Vasconcelos explicou que essa região tem algumas das terras mais férteis do estado e abriga o polo gesseiro, que gera 90 mil empregos direitos e indiretos.

Para continuar se desenvolvendo, o polo precisa de água, o que poderia ser garantido pelo Canal do Sertão. Isso não acontecerá, porém, se as mudanças forem mantidas, alertou o senador.

- Nunca é tarde para corrigir um erro, pois não é justo que a população do Araripe tenha suas expectativas frustradas. Espero sinceramente que o governo da presidente Dilma não frustre a expectativa de todas essas pessoas que esperavam os benefícios sociais e, sobretudo econômicos, do chamado Canal do Sertão para os municípios do Araripe - afirmou Jarbas.

Composta por dez municípios, a região do Sertão de Araripe tem uma população superior a 300 mil habitantes, dos quais mais de 140 mil vivem na área rural.



03/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Armando Monteiro destaca importância do projeto Canal do Sertão para o Araripe

Moradores de Irecê (BA) querem PAC voltado ao Sertão

Garibaldi diz que mudanças na legislação antes de cada eleição prejudicam o país

Heloísa Helena pede recursos para o Canal do Sertão de Alagoas

Marco Maciel pede implantação do projeto de irrigação Canal do Sertão Pernambucano

Veja as principais mudanças que o projeto de Jarbas Vasconcelos promove nas interceptações telefônicas