Marco Maciel pede implantação do projeto de irrigação Canal do Sertão Pernambucano



O senador Marco Maciel (DEM-PE) pediu ao governo federal que dê prioridade e libere verbas para que seja implantado o projeto de irrigação Canal do Sertão Pernambucano, a seu ver fundamental para o a melhoria da qualidade de vida do semiárido do seu estado.Disse que o projeto consta do Plano Plurianual de Investimentos que vai até 2011, mas nada foi executado até hoje.

Maciel argumentou que o semiárido nordestino é uma região muito pobre e o projeto dará 600 mil empregos diretos e indiretos, com a irrigação de aproximadamente 200 mil hectares num prazo de dez a 15 anos. A renda da área irrigada poderá chegar a R$ 2 bilhões por ano. Ele usará águas do Rio São Francisco, as quais serão distribuídas por 577 quilômetros de canais, beneficiando vários municípios do Oeste de Pernambuco.

Conforme o senador, o projeto Canal do Sertão obteve aprovação técnica da Companhia de Desenvolvimento do Rio São Francisco (Codevasf) e permitirá inclusive a perenização dos Rios Pontal, Garças, São Pedro, Brígida e Terra Nova. Ele aplaudiu o trabalho do ex-deputado Oswaldo Coelho pelo projeto e pelo polo de irrigação de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Marco Maciel lamentou ainda que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tenha até agora, apesar da existência de projetos, contribuído para aumentar a área de irrigação em Juazeiro-Petrolina. Lembrou que, até o final do governo Figueiredo, 46 mil hectares da região estavam irrigados. No governo José Sarney, foram acrescentados outros 21 mil hectares e, nos governos Fernando Collor e Itamar Franco, mais 7 mil. O governo Fernando Henrique Cardoso acrescentou 31 mil hectares de área irrigada na região. 



24/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena pede recursos para o Canal do Sertão de Alagoas

Armando Monteiro destaca importância do projeto Canal do Sertão para o Araripe

Assentamentos do Sertão pernambucano recebem investimentos para combate à seca

Canal leva água à alagoanos do sertão

Kits de irrigação são distribuídos para agricultores no sertão maranhense

Canal adutor do sertão alagoano pode virar realidade, afirma Collor