Jarbas Vanconcelos defende limitação do tempo de sigilo de documentos ultrassecretos
Matéria corrigida às 15h59
O Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu, nesta quinta-feira (16) a aprovação do Projeto de Lei Senado 41/2010, que regula o acesso a documentos oficiais, da maneira como foi aprovado na Câmara dos Deputados. Enquanto o projeto original, do Executivo, não prevê limites para a renovação da classificação de sigilo, o texto aprovado na Câmara limita o prazo a 25 anos para os documentos ultrassecretos, com possibilidade de apenas uma renovação por igual período.
O senador leu em Plenário texto publicado pelo jornal O Globo sobre a intenção do governo de manter o sigilo secreto e de retirar a urgência da votação.
- Quero aqui registrar, publicamente, minha discordância com a decisão da presidente Dilma Rousseff de não mais priorizar a votação da Lei de Acesso à Informação, enviada ao Congresso em 2009 pelo ex-presidente Lula e que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e por três Comissões do Senado Federal.
Jarbas Vasconcelos lembrou que, apesar de sempre falar sobre as "heranças malditas" do governo do ex-presidente, reconhece que a apresentação do projeto é uma herança bendita.
Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Taques (PDT-MT), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Ana Amélia (PP-RS) também defenderam a limitação do tempo de sigilo. Para Pedro Taques, a Constituição Federal não estabelece sigilo eterno e não há verdade que não possa ser dita depois de um certo tempo.
- 25 anos mais 25 anos é tempo o bastante para que essas feridas possam ser curadas. Manter segredos eternos, sigilos de forma indefinida mostra que nós temos muito o que caminhar para sairmos daquele título de republiqueta de banana - disse o senador do PDT.
16/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
FHC diz que documentos oficiais não precisam de sigilo por tempo indeterminado
Anibal defende aprovação do projeto que regulamenta sigilo de documentos oficiais
Sarney defende texto original de projeto sobre sigilo de documentos
Errata: Sarney defende texto original de projeto sobre sigilo de documentos
Sarney defende fim de sigilo de documentos recentes, mas faz ressalva sobre informações diplomáticas
Senadores rejeitam sigilo indefinido de documentos