Senadores rejeitam sigilo indefinido de documentos



Os senadores acabam de rejeitar, por 43 a 9, o substitutivo do senador Fernando Collor (PTB-AL) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 41/10, conhecido como Lei de Acesso às Informações Públicas. A maioria dos senadores considerou que a proposta abriria a possibilidade de sigilo indefinido para documentos.

VEJA MAIS

Na forma como foi apresentado pelo Executivo, o texto previa a possibilidade de sucessivas prorrogações do prazo de 25 anos de sigilo das informações ultrassecretas. Na Câmara, os deputados alteraram o texto para que o prazo só pudesse ser prorrogado uma vez. O substitutivo rejeitado previa como regra uma única prorrogação do prazo, mas fazia exceções em casos de documentos ultrassecretos e de outras classificações, quando o sigilo fosse considerado imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Nesses casos, não haveria limite para o número de prorrogações.

Com a rejeição do substitutivo, que tinha preferência para votação, os senadores passam a discutir o PLC 41/10, com a limitação no tempo de sigilo, conforme o proposto na Câmara.

Acompanhe a sessão ao vivo pela TV Senado.



25/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado rejeita sigilo de documentos por prazo indefinido

Projeto acaba com o sigilo indefinido de informações públicas

Senadores rejeitam requerimento sobre hidrelétrica

Senadores governistas rejeitam medida provisória

Senadores rejeitam mudanças no horário de "A Voz do Brasil"

Senadores rejeitam obrigação de informar gasto energético