Jarbas Vasconcelos acusa Lula de desrespeito à lei eleitoral e critica aliança PT/PMDB
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (28), visita recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras de transposição do Rio São Francisco, ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), possíveis candidatos à Presidência da República nas eleições de 2010. O senador considerou o fato como "um claro sinal de desrespeito à legislação eleitoral".
- O mais recente dos abusos cometidos pelo presidente da República ocorreu durante a viagem que a trupe teatral governista fez nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Foi uma verdadeira turnê eleitoral. Nunca antes neste país - disse, citando expressão usada pelo presidente - um chefe de governo em período democrático abusou tanto da legislação eleitoral quanto Lula.
Jarbas Vasconcelos também considerou graves as críticas que o presidente Lula costuma fazer às instituições que têm por ofício apontar irregularidades na administração pública, como a imprensa e o Tribunal de Contas. Ele citou ainda as críticas do presidente ao próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um órgão do Executivo, pelo excesso de exigência dos técnicos em respeito ao meio ambiente; aos empresários e aos políticos.
Para o parlamentar, o "ódio de Lula à imprensa, à oposição e aos órgãos fiscalizadores deve-se à sua incompetência administrativa e às irregularidades cometidas em sua gestão".
Aliança com o PMDB
Jarbas Vasconcelos criticou ainda a aliança do PT, partido do presidente Lula, com o PMDB com o objetivo de eleger a ministra Dilma Rousseff à Presidência da República. Ele assinalou que isto foi feito sem que o PMDB consultasse as bases partidárias e com a aceitação da exigência de Lula de "enquadrar os estados que não querem se tornar um apêndice do PT".
- Admito que a maioria do PMDB hoje apoia o governo. Faço parte de uma minoria. Mas é completamente insana essa iniciativa da cúpula peemedebista de fechar uma aliança em apoio a Dilma sem ouvir as diversas instâncias partidárias - protestou.
Segundo ele, as três tendências do partido - apoio à candidatura do PSDB, apoio ao PT e apoio à candidatura própria devem ser respeitadas ou haverá confronto no interior do partido.
Em apartes, os senadores Marco Maciel (DEM-PE), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Alvaro Dias (PSDB-SP) apoiaram Jarbas Vasconcelos. O senador Eduardo Suplicy (SP) disse que não viu exagero na visita de dois dias e meio do presidente Lula às obras do Rio São Francisco.
28/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jarbas Vasconcelos acusa governo Lula de paralisar obras de irrigação no Nordeste
Jarbas Vasconcelos critica apoio de Lula a Sarney
Jarbas Vasconcelos critica tentativas de instituir terceiro mandato para Lula
Jarbas Vasconcelos defende afastamento imediato de Sarney e critica interferência de Lula no Congresso
Jarbas Vasconcelos acusa Brasil e Mercosul de omissão na crise da Venezuela
Jarbas Vasconcelos mantém críticas feitas ao PMDB