Jarbas Vasconcelos apresenta projeto proibindo comemoração ou sessão especial no Plenário do Senado em julho e dezembro



Ao discursar nesta terça-feira (10), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apresentou projeto de resolução do Senado que altera o Regimento Interno da Casa para proibir a realização de comemoração ou sessão especial no Plenário do Senado nos meses de julho e dezembro.

Mesmo reconhecendo a importância das comemorações (que são realizadas na hora do expediente da ordem do dia do Plenário) e das sessões especiais, Jarbas Vasconcelos observou que "tais institutos não podem ter primazia sobre a atribuição precípua do Senado Federal, que é a atividade legislativa".

- Atividade legislativa essa para a qual os meses de julho e dezembro são estratégicos. Em julho, por conta da proximidade da interrupção da sessão legislativa. E em dezembro, por conta da proximidade de seu encerramento - disse o senador, acrescentando que os meses de julho e dezembro são "especialmente atribulados", devido à acumulação de projetos, propostas e medidas provisórias para serem votados.

Apenas em dezembro de 2008, disse Jarbas Vasconcelos, ocorreram duas sessões especiais e cinco comemorações na hora do expediente, ou seja, 10% dos eventos realizados em 2008. A restrição também trará economia aos cofres do Senado, defende o senador, pois as comemorações e sessões especiais exigem gastos com material de divulgação, correspondência, logística, organização de espaços e recrutamento de pessoal técnico e de apoio.



10/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realiza sessão especial em comemoração ao Dia da Indústria Nacional

Senado realiza sessão especial em comemoração aos 48 anos de Brasília

Senado fará sessão especial em comemoração aos 120 anos da Lei Áurea

Jarbas Vasconcelos apresenta emendas a marco regulatório para o gás

Plenário deve manter decisão do Conselho de Ética, diz Jarbas Vasconcelos

Jarbas Vasconcelos destaca livro que apresenta documentos secretos da ditadura militar