Jarbas Vasconcelos apresenta emendas a marco regulatório para o gás



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apresentou uma série de emendas ao projeto de lei (PLC 90/07) que estabelece um marco regulatório para o setor de gás natural. As emendas foram apresentadas nesta quarta-feira (28), quando o senador leu o relatório que elaborou sobre a proposta para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Três das modificações sugeridas têm o objetivo de assegurar aos estados a exclusividade na distribuição do gás natural - o que, segundo afirmou, é garantido pela Constituição.

Já aprovado pela Câmara dos Deputados, onde tramitou como PL 6.673/06, o projeto, que foi apresentado pelo Executivo, ainda terá de ser analisado por outras duas comissões do Senado, a de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Serviços de Infra-Estrutura (CI), antes de ser votado em Plenário.

Durante o exame do PLC 90/07 pela CCJ, Jarbas Vasconcelos declarou que seu relatório "ateve-se aos aspectos constitucionais da proposição, deixando para as outras comissões a análise de mérito". Conforme explicou, a primeira emenda apresentada visa a resguardar a determinação constitucional, contida no artigo 25, de que apenas os estados podem atuar nos serviços locais de gás canalizado. Ele observou que a Constituição atribui à União a atividade de transporte, mas não a de distribuição.

Já a segunda emenda proíbe que o importador utilize o gás natural para consumo próprio, em suas atividades econômicas, sem que haja a intermediação de uma concessionária estadual de distribuição.

- Isso somente seria possível se o próprio estado assim o permitisse - ressaltou.

A terceira emenda elimina dois artigos do projeto de lei que, segundo Jarbas Vasconcelos, têm a finalidade de "manter o atual regime de utilização de gás natural em refinarias e indústrias de fertilizantes da Petrobras", ou seja, determinar que o gás continue sendo transportado diretamente de gasodutos para as unidades industriais dessa empresa que são usuárias finais. O senador argumenta que isso representa "favorecimento indevido" à Petrobras, que, dessa forma, não utiliza os serviços de uma concessionária estadual de gás canalizado, em contraste com as empresas privadas do setor.

Uma quarta emenda explicita a obrigatoriedade de licitação para a concessão de uso de "reservatórios de hidrocarbonetos devolvidos à União ou de outras formações geológicas não produtoras de hidrocarbonetos". O senador por Pernambuco disse que é necessário fazer uma referência clara à Lei nº 8.666/93, que trata de licitações, pois isso não aparece na proposta.

Além dessas modificações, Jarbas Vasconcelos sugeriu mais seis emendas de redação. Como houve pedido de vista coletiva durante a reunião, a matéria ainda não foi votada pela CCJ.



28/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos critica proposta do PT para 'marco regulatório' da imprensa

CI apresenta marco regulatório para biocombustíveis

Comissão deverá votar emendas apresentadas à PEC do marco regulatório

Infraestrutura apresenta projetos para atualizar marco regulatório do saneamento básico

Jarbas Vasconcelos destaca livro que apresenta documentos secretos da ditadura militar

Jarbas Vasconcelos apresenta projeto proibindo comemoração ou sessão especial no Plenário do Senado em julho e dezembro