Jarbas Vasconcelos pede projetos de irrigação e políticas de crédito para o semiárido nordestino



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirmou nesta terça-feira (22) que a grande região do semiárido nordestino é provavelmente a região mais pobre e sofrida do país. Ele disse que essa região precisa de mais atenção dos governantes, principalmente do governo federal, para que projetos de irrigação e políticas de crédito agrícola possam alavancar seu desenvolvimento.

- O Brasil jamais será um país desenvolvido e justo se continuar deixando o semiárido ao sabor da inevitabilidade da estiagem – disse Jarbas Vasconcelos depois de criticar o “marketing governamental” segundo o qual o Brasil não teria mais problemas.

De acordo com o senador, ainda são poucos e tímidos os projetos do governo em agricultura irrigada no semiárido, o que faz com que a estiagem característica da região continue prejudicando milhões de brasileiros.

- Infelizmente, o passado que não gostamos de enxergar voltou com toda sua força, e a pobreza do semiárido foi exposta, novamente, em toda sua dramaticidade – disse o senador, sobre as recentes notícias de mais um forte período de seca no Nordeste.

Jarbas Vasconcelos afirmou que o semiárido nordestino apresenta taxas de analfabetismo muito maiores que o restante do país e renda e taxa de longevidade das mais baixas do Brasil. De acordo com ele, a taxa de analfabetismo chega a 35% em algumas áreas do semiárido, contra 18,7% no Nordeste em geral e 5,7% no Sudeste. Já a esperança de vida da população do semiárido nordestino é de apenas 56 anos, enquanto a média nacional é de 72 anos.

De acordo com o parlamentar, a agricultura irrigada demonstrou-se atividade econômica eficaz na geração de emprego e renda em diversas regiões áridas e semiáridas do planeta, como no oeste dos Estados Unidos, áreas desérticas da Índia e da China, e também, na Espanha e no Peru.

- No semiárido nordestino, no entanto, a irrigação tem sido historicamente relegada pelos governos, e a consequência dessa omissão é que grande parte da população continua vivendo abaixo da linha de pobreza – declarou.



22/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata analisa políticas públicas para o combate à pobreza no semiárido nordestino

Semiárido nordestino e Amazônia Legal são prioridade nas políticas de redução da mortalidade materna, diz governo

Jarbas Vasconcelos acusa governo Lula de paralisar obras de irrigação no Nordeste

Semiárido ganha novas políticas públicas de irrigação

Vital do Rêgo pede mais providências do governo contra a seca no semiárido nordestino

Jarbas Vasconcelos pede solução para conjunto habitacional com risco de desabamento em PE