Jarbas Vasconcelos pede punições mais rígidas para parlamentares condenados



VEJA MAIS

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) pediu, nesta segunda-feira (1), que o Senado Federal adote uma posição firme de combate à impunidade como forma de resgatar a tradição, a dignidade e a seriedade da Casa Legislativa perante a sociedade.

Jarbas pediu apoio dos parlamentares na aprovação de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18/2013, de sua autoria que altera o artigo 55 da Constituição para tornar automática a perda de mandato do parlamentar condenado em última instância por improbidade administrativa ou por crime contra a administração pública.

- Sua promulgação representará um sinal claro, para a opinião pública, de que o Congresso Nacional não comunga com a impunidade. A PEC 18 acabará com essa excrescência que é a manutenção no Congresso Nacional de parlamentares condenados – disse.

O senador também defendeu a proibição de parlamentares indiciados ou processados por crimes contra a administração pública exercerem funções na Mesa, de lideranças, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, e de comando de comissões permanentes e provisórias, no Senado e na Câmara dos Deputados.

- É uma precaução necessária para impedir que o Parlamento seja exposto a situações constrangedoras, desgastando ainda mais a imagem que o Legislativo tem na opinião pública – argumentou.

Jarbas disse acreditar que os manifestantes que foram às ruas nas principais cidades do Brasil criaram uma oportunidade única para que o Congresso retome sua prerrogativa de legislar, entregue nos últimos anos aos poderes Executivo e Judiciário. O senador defendeu uma ampla reforma política com mudanças que aperfeiçoem o sistema brasileiro, entre elas, a que acaba com as coligações nas eleições proporcionais.

- Propostas para a reforma política existem aos montes no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, o que falta é disposição política de votar e aprovar mudanças que aperfeiçoem o sistema brasileiro. Cabe a este Parlamento não deixar passar em vão os apelos da população e assumir o papel decisivo de discutir propostas que venham produzir as mudanças de que tanto a sociedade necessita. – disse.

Em aparte, os senadores Alvaro Dias (PDT-PR), Pedro Taques (PDT-MT), Cristovam Buarque (PDT-DF), Ataídes Oliveira (PSDB-TO), Francisco Dornelles (PP-RJ) e Eduardo Suplicy (PT-SP) concordaram com as linhas do pronunciamento de Jarbas apoiando a busca de ações concretas que dizem respeito à vida parlamentar e o avanço na elaboração de propostas para aperfeiçoar o sistema de escolha dos governantes.

Deputado preso

Nesta segunda foi publicadon do Diário Oficial da União o edital de notificação do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) sobre o processo de perda de mandato foi. Com isso, ele já está oficialmente notificado, segundo matéria publicada pela Agência Câmara. Condenado a mais de 13 anos de cadeia por peculato e formação de quadrilha, Donadon será julgado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no Plenário da Câmara.

No dia 26, aquela comissão aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/12, que institui o voto aberto para processos de cassação de mandato parlamentar por falta de decoro e por condenação criminal com sentença transitada em julgado. Caso a PEC seja votada antes da decisão da cassação pelo Plenário, o processo de Donadon poderá ter votação aberta.



01/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos defende perda de mandato de parlamentares condenados

Jarbas Vasconcelos teme 'corporativismo' da Câmara a favor de condenados do mensalão

Jarbas critica não votação de perda automática de mandato para parlamentares condenados

Jarbas volta a cobrar votação de cassação automática de parlamentares condenados por corrupção

Jarbas Vasconcelos pede solução para conjunto habitacional com risco de desabamento em PE

Jarbas pede votação de PEC que determina perda automática de mandato de condenados por corrupção