Jarbas Vasconcelos propõe reforma profunda do Regimento do Senado



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu uma reforma profunda no Regimento Interno do Senado, o qual qualificou de antigo, inadequado e obsoleto, por não permitir que a sessão plenária destinada a decidir sobre perda de mandato seja aberta. As afirmações do senador foram feitas na primeira parte da sessão plenária desta quarta-feira (12), destinada a votar o projeto de resolução propondo a perda de mandato do senador Renan Calheiros.

Em seu discurso - proferido no período em que a sessão permaneceu aberta -, Jarbas Vasconcelos disse que o Senado vive momento inusitado, porque julga, por quebra de decoro, um presidente que está no exercício do cargo.

- Vivemos momentos de agonia e isso deve servir de experiência para todos nós. Deve haver uma reforma profunda do Regimento, pois este episódio de hoje (quarta-feira), ocorrido entre o Legislativo e o Judiciário, é por conta desse Regimento antigo, obsoleto e inadequado - afirmou Jarbas.

O parlamentar referia-se à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que deferiu em parte, na madrugada desta quarta-feira, o pedido de liminar em mandado de segurança impetrado por deputados federais, permitindo assim a participação de 13 deputados na sessão do Senado.

O senador por Pernambuco também criticou Renan Calheiros, observando que o fato de ter permanecido no cargo causou grande transtorno aos demais senadores e fez o Senado "mergulhar num verdadeiro pandemônio".



12/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos propõe rejeição de vetos não analisados pelo Congresso

Jarbas Vasconcelos considera reforma política "a mãe das reformas"

Jarbas Vasconcelos propõe afastamento por 60 dias de integrante da Mesa ou presidente de comissão sob investigação

Jarbas Vasconcelos critica reforma tributária proposta pelo governo

Jarbas Vasconcelos aponta reforma política como "mãe de todas as reformas"

Jarbas Vasconcelos defende reforma política e reformulação do Orçamento para combater crise institucional