Jayme Campos defende produtores e proprietários de terra do Mato Grosso



O senador Jayme Campos (DEM-MT), em discurso nesta segunda-feira (17), acusou o governo federal de "falta de compromisso" com os proprietários de terras de três estados localizados na Amazônia Legal - Mato Grosso, Pará e Rondônia - atingidos pelo Decreto 6.321/07, do Ministério do Meio Ambiente, que trata de ações relativas ao controle do desmatamento na região amazônica. O desmatamento nos três estados bateu recordes nos últimos meses de 2007.

O senador criticou a operação Arca de Fogo, da Polícia Federal, em que foram invadidos estabelecimentos madeireiros "de pessoas sérias, que geram emprego", impedindo a produção. Ele apresentou requerimento para a formação de uma comissão de senadores que deverá visitar os três estados para averiguar a implantação das medidas previstas no decreto.

Jayme Campos criticou, por exemplo, a obrigação de o recadastramento dos proprietários, definido pelo decreto, ser feito por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo o senador, está sendo difícil, já que o órgão não conta com a estrutura adequada para prestar esse atendimento no prazo exigido, que considerou exíguo. O decreto diminuiu também - de 50% para 20% - a extensão da floresta que poderia ser derrubada nas propriedades.

- Nós precisamos salvaguardar o nosso bioma, contudo, sem condenar essas regiões ao isolamento político, à declaração moral e à asfixia econômica - disse.

O senador lamentou ainda a medida que proíbe os cidadãos que não estiverem recadastrados de fazerem operações bancárias ou até mesmo vender a sua propriedade. A produção dessa propriedade, explicou o senador, não poderá ser vendida e aqueles que, de forma clandestina, a comprarem serão também enquadrados no Código Penal, "como se fossem bandidos ou como se fossem assaltantes ou ladrões", criticou.



17/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede fim da insegurança no Mato Grosso

Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"

Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"

Jayme Campos critica atendimento da saúde no Mato Grosso

Jayme Campos lamenta crescimento da violência no Mato Grosso

Jayme Campos: violência toma conta de Mato Grosso