Jayme Campos diz que governo é o principal responsável pelo déficit da Previdência
O senador Jayme Campos (DEM-MT) atribuiu ao governo federal a principal parcela de responsabilidade pelo déficit nas contas do sistema de previdência dos servidores públicos brasileiros.
Na avaliação do parlamentar, os benefícios pagos aos servidores públicos geram apenas parte do rombo total verificado anualmente na Previdência Social, devendo ser também considerados, para o cálculo desse resultado negativo, os valores gastos com aposentadorias de trabalhadores rurais, bem como a sonegação realizada pelo próprio Poder Executivo, que não recolhe o que deve à Previdência.
- O servidor público não pode ser o bode expiatório deste descontrole - disse Jayme Campos, se colocando contra a proposta de criação pelo governo federal de um fundo de pensão para os servidores públicos, que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados.
Reconhecendo a necessidade urgente de reforma da Previdência, Jayme Campos considerou imprescindível para a eficácia dessa medida a adoção pelo governo federal de maior rigor em seus gastos.
- Em termos de gasto público [do governo federal], sem o choque de austeridade; sem o corte na própria carne, tudo o mais que se faça é, e continuará sendo, só "operação tapa-buraco" - afirmou.
30/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos diz que Sarney não é o responsável pela crise
Jayme Campos reclama do preço da saca do arroz fixado pelo governo
Jayme Campos critica redução de repasses para a saúde pelo governo do Mato Grosso
Desemprego e queda de renda são responsáveis pelo déficit na Previdência, diz Sérgio Guerra
Jayme Campos critica uso excessivo de MPs pelo Executivo
Jayme Campos contesta notícia de que pretende trocar Democratas pelo PR