Jayme Campos pede criação de Força Nacional de Fronteira
O senador Jayme Campos (DEM-MT) propôs ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, a criação de uma Força Nacional de Fronteira, que seria uma polícia de caráter federal, fortemente armada, equipada para enfrentar narcotraficantes. O parlamentar afirmou que a fronteira brasileira está desguarnecida.
- Nos defrontamos com um esquema multinacional do crime. O Brasil precisa se profissionalizar, para que nosso território não seja manchado com sangue de inocentes e muito menos com a bandeira da guerrilha fincada em nosso torrão sagrado - afirmou o senador, em pronunciamento nesta quinta-feira (6).
O parlamentar informou que a Bolívia é o terceiro maior produtor mundial de cocaína e tem 3,5 mil quilômetros de fronteira com o Brasil, sendo 750 quilômetros apenas com o estado do Mato Grosso, onde "17 municípios estão vulneráveis ao narcotráfico, sem nenhuma guarnição federal, sem nenhuma segurança".
- Combater o tráfico de drogas é restabelecer a dignidade e a esperança para nossos filhos - disse Jayme Campos.
O senador lembrou o conflito entre Colômbia, Equador e Venezuela, citando a denúncia do presidente equatoriano, Rafael Correa, segundo a qual as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "tem bases na Colômbia, no Peru e, provavelmente, no Brasil". O parlamentar qualificou como muito grave a denúncia do presidente do Equador e chamou a atenção para a necessidade de se "proteger a comunidade da verdadeira dilatação do império do narcotráfico".
O representante do Mato Grosso lembrou que o Brasil talvez seja hoje um dos principais centros de distribuição de cocaína no mundo. Citou a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes - entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) -, que cobrou do Brasil mais ações para dificultar a entrada no país da cocaína produzida em países vizinhos. Para Jayme Campos, as Farc são hoje "o braço armado do tráfico sul-americano".
O senador lamentou o sucateamento das forçar armadas brasileiras, lembrando que somente 18% dos investimentos nelas previstos foram efetuados. Relator setorial, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), de projetos dos Ministérios do Planejamento e das Cidades, Jayme Campos disse que apenas 10% das aeronaves da Marinha brasileira estão em condições operacionais.
06/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos defende a criação de uma força especial para fronteiras
Jayme Campos lamenta aumento da violência e pede manutenção de postos do Exército na fronteira
Jayme Campos enfatiza força da agricultura em Mato Grosso e pede investimentos em logística
Jayme Campos sugere criação de brigada nacional contra incêndios
Jayme Campos pede votação rápida de PEC sobre criação de municípios
Jayme Campos pede votação rápida da PEC sobre criação de municípios