Jayme Campos defende a criação de uma força especial para fronteiras



O senador Jayme Campos (DEM-MT) propôs nesta quinta-feira (28) a criação de um grupamento especial da Força Nacional de Segurança, destinada, especificamente, ao monitoramento das fronteiras. Ele salientou que, somente entre o estado de Mato Grosso e a Bolívia, existe uma linha seca de 750 quilômetros, por onde transitam veículos roubados no Brasil e drogas procedentes daquele país. E observou que um contingente composto de apenas 102 agentes de segurança tem o encargo de patrulhar toda esta extensão de fronteira. O senador ressaltou que, ainda assim, carecem de armamento e aparato tecnológico compatível com essa missão.

- Por isso, sugiro a criação de um destacamento que disponha de uma base avançada, com serviço de acompanhamento via satélite, helicópteros e até aviões-caça, para abater aeronaves clandestinas, explicou o senador.

Jayme Campos afirmou que seu estado se transformou em uma das principais rotas internacionais do narcotráfico. Relatou a existência de vias clandestinas, denominadas "cabriteiras", que permitem a fuga de bandidos e a entrada de drogas no país. Afirmou que, atualmente, cinco dessas vias partem de Cuiabá, ou de Várzea Grande, com destino aos municípios bolivianos de San Mathias, San Vicente e San Bartolo. Nessas localidades, veículos roubados no Brasil são trocados por armas e drogas.

O senador informou que somente no ano de 2008 foram roubados 849 automóveis na capital mato-grossense, sendo que apenas 54% deles foram recuperados. Jayme Campos relatou ainda a existência de um mercado paralelo, destinado a revender esses veículos, até mesmo para os proprietários assaltados. Disse que uma carreta roubada pode ser devolvida mediante o pagamento de 30 mil dólares.

- Outro disparate - comentou o senador - é que nas estradas clandestinas existem pedágios. Bandidos cobram taxas de outros bandidos pelo tráfego de drogas e de carros roubados. É um absurdo.

Jayme Campos defendeu a eliminação sumária dessas estradas clandestinas, como forma de combater esse tipo de crime na região.



28/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede criação de Força Nacional de Fronteira

Jayme Campos propõe criação de Tribunal Especial do Trânsito

Jayme Campos defende a criação de fundo ambiental

Jayme Campos defende fim do revanchismo e criação de pauta a favor do Brasil

Jayme Campos pede mais investimento no policiamento das fronteiras

Ministério da Justiça defende força-tarefa integrada para cuidar de fronteiras