Jayme Campos pede mais investimento no policiamento das fronteiras




"O combate efetivo ao narcotráfico deve começar nas fronteiras: ali está a primeira trincheira da guerra contra os traficantes". A opinião foi emitida nesta quarta-feira (1º) pelo senador Jayme Campos (DEM-MT) que, da tribuna do Plenário, defendeu a necessidade de o governo federal investir na contratação e no treinamento de pessoal qualificado e na aquisição de equipamentos de guerra para uso contra os narcotraficantes.

Segundo o senador pelo Mato Grosso, enquanto os traficantes dispõem de recursos financeiros, aviões, armamentos sofisticados e veículos de última geração a serviço do contrabando de drogas para o Brasil, a força policial incumbida de combatê-los conta apenas com veículos automotores, motocicletas e um barco a motor. Ele informou que no Mato Grosso estão destacados apenas 97 homens para policiar os 983 quilômetros de fronteira com a Bolívia.

- Sem guarnecer a fronteira com tropas e equipamentos, a sociedade permanecerá vulnerável e debilitada diante da ousadia dos marginais. Algo tem que ser feito. A maior entrada de cocaína, maconha e do armamento pesado que se vê nas mãos dos marginais é feita através das nossas fronteiras não apenas com a Bolívia, mas também com o Paraguai e outros países. O governo tem que tomar providências não apenas através da Polícia Federal, mas também das Forças Armadas - afirmou Jayme Campos.

Para equiparar as forças entre policiais e traficantes, Jayme Campos sugeriu ao governo que dote suas tropas de armamento de última geração, sistema de monitoramento remoto, barcos, helicópteros e veículos blindados. Ele pediu atenção especial para o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) do Mato Grosso, que necessita de aumento de efetivo e de meios compatíveis para atuar no policiamento da fronteira.



01/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede diesel mais barato em Mato Grosso

Jayme Campos pede mais rigor em caso de uso de menores na prática de crimes

Jayme Campos pede mais investimentos em logística para produção agrícola

Jayme Campos pede mais atenção dos governantes para doentes renais crônicos

Jayme Campos defende a criação de uma força especial para fronteiras

Jayme Campos pede mais empenho do governo em relação às restrições da União Européia contra a carne brasileira