Jayme Campos pede mudanças no Incra




Em pronunciamento desta quinta-feira (12), o senador Jayme Campos (DEM-MT) avaliou que a política fundiária brasileira "vai de mal a pior" e pediu uma modernização no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Referindo-se às "tradições cartoriais" do Brasil, o senador salientou a insegurança jurídica que pesa sobre muitos produtores rurais. Para ele, compete aos legisladores votar "regras inequívocas e instrumentos seguros" que assegurem justiça aos legítimos ocupantes das terras rurais.

- A titulação de terras no Brasil se transformasse, não raro, em fonte de conflito, gerando fundadas incertezas quanto à legitimidade dos títulos emitidos e sua eficácia para garantir a respectiva propriedade - lamentou Jayme Campos, salientando que muitas vezes a falta de documentação adequada torna inviável o acesso ao crédito no campo.

O senador citou a medida provisória 458/09, transformada na Lei 11.952/09, que promoveu a titulação das ocupações de terras públicas da União na Amazônia Legal. Segundo ele, seus resultados têm sido "absolutamente desprezíveis".

Para Jayme Campos, o Incra "parou no tempo", sendo necessária uma revisão dos conceitos para que o instituto alcance seus objetivos. Em Mato Grosso, segundo o senador, a falta de políticas claras, normas definidas e consistência de propósitos tem prejudicado o homem da terra.

Jayme Campos também manifestou preocupação com a especulação gerada pela compra de terras por estrangeiros, pedindo atenção ao tema por parte do Congresso Nacional e dos órgãos de fiscalização.



12/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede a ministro do Planejamento que retome diálogo com o Incra

Jayme Campos elogia mudanças constitucionais em Mato Grosso

Jayme Campos propõe mudanças para a melhoria do trânsito nas cidades e nas estradas

Jayme Campos pede melhoria da educação

Jayme Campos pede retomada das obras na BR-364

Jayme Campos critica sucateamento e pede reestruturação da PF