Jayme Campos propõe versão em áudio de manuais técnicos de produtos



O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (8), a apresentação de projeto de lei que obriga aos editores de manuais técnicos, catálogos e folhetos explicativos de marcas e produtos, oferecer aos seus consumidores versão em áudio desses textos.

- Isto facilitaria, em muito, a vida de deficientes [visuais] que encontram na escrita uma barreira para sua formação ou para a compreensão de mecanismos simples de seu cotidiano - argumentou.

Áudio-livro

O projeto estabelece, ainda, que 10% dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura sejam aplicados à editoração para a produção de áudio-livros. O senador explicou que essa obrigatoriedade está em consonância com o artigo 2º da Lei 10.753/03, que estabeleceu a Política Nacional do Livro, uma vez que tal diploma legal reconhece as versões digitais e em áudio como formatos universalmente aceitos como publicação de conteúdos.

Com relação a deficientes visuais, Jayme Campos lembrou, baseando-se em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que entre 0,4% e 0,5% da população brasileira é constituída de cegos, o que representa cerca de 1 milhão de pessoas.

Jayme Campos observou ainda que seu projeto poderá beneficiar também portadores de dislexia, pessoas que têm dificuldade de interpretar a palavra escrita.

Em aparte, Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) parabenizou Jayme Campos pela iniciativa, que, segundo ele, poderá beneficiar grande número de brasileiros, especialmente os de faixas menos favorecidas.



09/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos sugere que produtos venham com manuais de instruções em áudio

Jayme Campos propõe obrigatoriedade de informações em braile em restaurantes

Jayme Campos propõe criação de cadastro de estudantes estrangeiros

Jayme Campos propõe criação de Tribunal Especial do Trânsito

Jayme Campos propõe política perene de combate à dengue

Jayme Campos propõe sessão em homenagem a Cândido Rondon