Jayme Campos quer acompanhamento da PF nas investigações de tragédia em Rondonópolis
O senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu nesta quinta-feira (31) ao governador Blairo Maggi que permita o acompanhamento de peritos da Polícia Federal ou de auditores independentes nas investigações da tragédia ocorrida no último sábado (26), na cidade mato-grossense de Rondonópolis, quando a Polícia Militar (PM) matou o menino Luiz Henrique Dias Bulhões (13 anos) durante simulação de uma operação de combate a seqüestro.
Campos cobrou justiça e exigiu que seja feita uma apuração rigorosa e profunda do episódio, "que mancha a reputação da Polícia Militar de Mato Grosso". Ele disse que a morte do menino não pode ser tratada como uma mera negligência profissional, mas como um crime bárbaro que chocou o país. O senador elogiou a instituição e lembrou que, quando governou o estado, obteve "lições de lealdade e senso ao dever".
- Por isso mesmo, pela glória que emana o nome da PM, deve-se apurar a desastrada operação de simulação de seqüestro, que vitimou Luiz Henrique e feriu outras seis pessoas, com o rigor de que lustra o brilho da própria história. Ainda não sabemos se a tragédia foi fruto de um equívoco, uma ação isolada ou sabotagem - afirmou.
O senador também denunciou a prática "vil e truculenta" da fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Mato Grosso. Segundo ele, os fiscais "usam e abusam", invadem propriedades de maneira irresponsável "como se fosse a Gestapo". Campos pediu providências urgentes da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
31/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos quer ex-presidentes no Conselho da República
Jayme Campos quer que PRF contrate aprovados em concurso
Jayme Campos quer pressa na votação de questões federativas
Jayme Campos quer sinalização trilíngue nas rodovias brasileiras
Jayme Campos quer ações do Estado contra o 'bullying'
Jayme Campos quer a CAS comprometida com o aprimoramento da legislação social