Jayme Campos quer que dirigentes da Previc passem pela avaliação do Senado
O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (11), a apresentação de projeto de lei complementar para instituir a competência do Senado para aprovar os nomes dos dirigentes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), ou de órgão regulador que venha a substituí-lo.
De acordo com Jayme Campos, mesmo tendo a Previc configuração idêntica à das agências reguladoras - com atribuições e estrutura similares, diretoria colegiada e câmara de recursos - não se submete, por não ser uma agência, às disposições a elas aplicáveis. Como resultado, disse o senador, a Previc fugiria às regras de austeridade estabelecidas pela Lei 9.986/2000, que trata da gestão de recursos humanos das agências reguladoras.
- O contrato de gestão [na Previc] se faz por meio de acordo interno. A definição do quadro funcional e o cumprimento de metas sujeitam-se a ingerências políticas. Seus dirigentes podem ser nomeados e destituídos a qualquer tempo e sua escolha não passa pelo crivo do Senado - descreveu Jayme Campos.
Jayme Campos comunicou ainda que, como presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), vai propor a realização de audiência pública para discutir a possibilidade de transformação da Previc em agência reguladora.
Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou seu apoio ao projeto de Jayme Campos.
11/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Proposta prevê exame pelo Senado de indicações de dirigentes da Previc
Dirigente da Previc diz que supostas causas de prejuízos a fundos estão sob avaliação
Jayme Campos diz que Sarney não é o responsável pela crise
Jayme Campos comemora aprovação da recriação da Sudeco pela CDR
Jayme Campos critica modelo de leilão de biodiesel adotado pela ANP
Jayme Campos lembra luta de Zumbi pela libertação dos escravos