JEFFERSON APELA A PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PELO FIM DA GREVE
O impasse entre professores das universidades federais, em greve há mais de dois meses, e o Ministério da Educação preocupa o senador Jefferson Péres (PSDB-AM). Ele fez um apelo hoje (dia 2) para que o comando do movimento aceite a proposta apresentada pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Para Jefferson, o governo está oferecendo aos docentes universitários uma aumento inédito para os servidores na vigência do plano Real. De acordo com a proposta, professores com mestrado ou doutorado receberiam uma gratificação que pode chegar a 56,63%, além de incorporar esse benefício ao salário.
- O valor da gratificação varia diretamente com o total de horas dedicadas pelos docentes às atividades acadêmicas de ensino e pesquisa. Os benefícios são proporcionalmente maiores para aqueles professores que ganham menos - observa o senador amazonense.
Jefferson Péres ressaltou os prejuízos decorrentes da longa paralisação. Ele acredita que o prolongamento do impasse por mais algumas semanas fatalmente provocará o cancelamento do semestre letivo. Há ainda o agravante da lei eleitoral impor o próximo dia 30 como data limite para fazer com que o projeto das gratificações tramite e seja aprovado no Congresso Nacional. "Caso contrário, os professores universitários ficarão privados de qualquer reajuste até o ano que vem", alertou Jefferson.
Os efeitos da greve, segundo o senador, não mais se limitam aos estudantes, "desencantados com a falta de aulas, com a desmotivação geral e com a impossibilidade de prever a data de sua formatura". Para Jefferson Péres, o movimento já atinge um considerável contingente de docentes que decidiram não aderir a greve, mas mesmo assim tiveram seus salários de maio retidos.
02/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela manifesta preocupação com greve dos professores universitários
Serys apela ao governo para que retome negociações com professores universitários
Não existe motivo para greve de professores universitários, diz ministro da Educação
Emilia elogia iniciativa de presidente da CE, que se reuniu com professores universitários em greve
Jucá apela por um entendimento entre governo e professores para o fim da greve
Valadares faz apelo pelo fim da greve de professores em Sergipe