Jucá apela por um entendimento entre governo e professores para o fim da greve



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) defendeu nesta sexta-feira (19) o diálogo como única solução possível para o impasse entre governo e professores e para pôr fim à greve, que já dura dois meses, nas instituições federais de ensino superior. Na avaliação do senador, a concordância do Ministério da Educação em reajustar a Gratificação de Atividade de Ensino (GAE) é um claro indício de que o governo está disposto a um entendimento.

- Os dois lados precisam ceder um pouco, em nome do fim de um movimento que prejudica a sociedade brasileira. Não podemos permitir que os estudantes percam um semestre, nem que ocorra a postergação do vestibular nas universidades públicas - afirmou.

Romero Jucá também fez um apelo ao Executivo para que amplie as condições de funcionamento das escolas técnicas federais. O senador sugeriu aos congressistas que ampliem as dotações do Orçamento da União destinadas àqueles estabelecimentos.

Para Jucá, as escolas técnicas têm ocupado, nos últimos anos, espaços importantes na formação de mão-de-obra qualificada. Um exemplo, continuou, é a Escola Técnica Federal de Rondônia. "É uma escola de excelência que tem atuado na transformação da realidade, com a participação de professores e alunos, frisou."

19/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg defende entendimento para pôr fim a greve dos professores do DF

Freitas Neto pede entendimento entre professores universitários e governo federal

Cristovam faz apelo a entendimento pelo fim da greve dos professores de universidades federais

JEFFERSON APELA A PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PELO FIM DA GREVE

Suplicy apela por entendimento entre Volks e sindicato dos metalúrgicos

Paim apela por entendimento entre bancos e bancários sobre reajuste