Jefferson diz que finalmente o Brasil terá um projeto para a Amazônia
Péres argumentou que, "espantosamente, a maior região do país, geograficamente a mais importante, a griffe mundial, reserva de biodiversidade e de recursos hídricos, está ameaçada de, a médio prazo, sofrer enorme processo de desflorestamento e devastação".
Exatamente por não serem contemplados por um fundo como este, ele disse que os habitantes da Amazônia se vêem atualmente reduzidos a extrema pobreza, em razão de estarem submetidos a restrições legais protetoras da preservação do meio ambiente. Nesse discurso, Jefferson Péres também afirmou que sua proposta não tira recursos dos demais estados. Ele assegurou que não haverá perda de FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e FPE (Fundo de Participação dos Estados) para nenhuma unidade da federação.
O senador também enfatizou que a proposta não foi redigida de forma irrefletida. "Foi muito bem pensada e é extremamente ética", garantiu. Também esclareceu que os recursos do fundo são gerados na própria Amazônia, a qual tem significativo saldo fiscal com a União. "A União arrecada no meu estado muito mais do que remete para lá", assegurou Jefferson Péres.
27/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson denuncia desmatamento e cobra projeto para Amazônia
Saturnino: Brasil finalmente tem política industrial
Projeto de Jefferson Praia estende garantia-safra a agricultores familiares da Amazônia
JEFFERSON PROPÕE FUNDO PARA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Jefferson Praia apresenta sugestões para o desenvolvimento da Amazônia
Para Jefferson, reação à internacionalização da Amazônia deve ser bem-humorada