Jefferson parabeniza PT por negar apoio a terceiro mandato de Lula



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) cumprimentou, nesta quarta-feira (16), a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores pelo seu posicionamento contrário à proposta de terceiro mandato consecutivo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cúpula petista desautorizou também manifestações de filiados favoráveis à iniciativa.

- Sábia e sensata a decisão da direção do PT. Essa idéia esdrúxula não vai prosperar. Ela fere um dos fundamentos da democracia, que é a alternância no poder- disse Jefferson.

Em seguida, o parlamentar condenou proposta de membros do PT de se realizar plebiscito para aprovação de um terceiro mandato para o presidente Lula. Em sua opinião, o uso de tal instrumento democrático para tal finalidade seria inaceitável, uma vez que destruiria a própria democracia.

- Se o povo apoiasse, em plebiscito, o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, nós fecharíamos? Claro que não. A maioria pode muito, mas não pode tudo. Ela não pode destruir o Estado Democrático de Direito- argumentou.

Jefferson se disse ainda tranqüilizado quando, em reunião com a bancada do PDT no Palácio do Planalto, o próprio presidente Lula sustentou que, em hipótese alguma, aceitaria um terceiro mandato, ameaçando até romper com o PT se o partido insistisse no assunto.



16/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim diz que Lula não quer um terceiro mandato

Sarney diz que Lula não quer terceiro mandato

Lula não quer terceiro mandato, diz Paulo Paim

Para Sarney, Lula não cogita terceiro mandato

Suplicy nega que Lula queira terceiro mandato

Mão Santa critica os que defendem terceiro mandato para Lula