Para Sarney, Lula não cogita terceiro mandato
Ao deixar, ainda há pouco, o Plenário da Câmara onde o Congresso se reúne para deliberar sobre vetos presidenciais, o presidente do Senado, José Sarney, foi indagado pela imprensa sobre a hipótese de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sarney respondeu que o próprio Lula não cogita da idéia.
- Eu ouvi do presidente da República que isso é matéria que ele jamais analisará. De maneira que, se ele não analisa, o que direi eu? - sublinhou Sarney.
A especulação sobre um terceiro mandato para Lula volta e meia é suscitada em eventos públicos aos quais o presidente da República comparece, como nesta terça-feira (12) quando, na celebração dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, um líder sindical defendeu a idéia.
No Senado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) já se manifestou contrariamente à tentativa de instituição de um terceiro mandato consecutivo para o presidente. Para Jarbas, se o pré-requisito para a possibilidade de uma nova eleição for a popularidade do chefe do Executivo, o melhor é o Brasil implantar logo o Parlamentarismo. Segundo o senador pernambucano, este é exatamente o sistema em que o chefe de governo permanece na função enquanto goza de respaldo político.
Também no Senado, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que uma proposta de emenda constitucional nesse sentido não passa no Plenário da Casa. Para Mão Santa, não existe essa possibilidade, até porque "o Senado não vai decepcionar o Brasil".
Teresa Cardoso / Agência Senado
13/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney diz que Lula não quer terceiro mandato
Mão Santa critica os que defendem terceiro mandato para Lula
Ministros condenam hipótese de terceiro mandato para Lula
Terceiro mandato para Lula não faz sentido, diz Eduardo Suplicy
Mão Santa diz que terceiro mandato para Lula não passa no Senado
Mão Santa: "Terceiro mandato para Lula não passa no Senado"