Jefferson pede à Câmara votação da PEC que permite legislações separadas para sistema financeiro



Um mistério. Assim o senador Jefferson Péres (PDT-AM) considerou o fato de, três anos decorridos de sua aprovação pelo Senado, a Câmara dos Deputados ainda não ter votado a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o artigo 192, permitindo que a legislação sobre o sistema financeiro possa ser feita em etapas. Da forma como é hoje, uma mesma lei deve abordar a legislação referente ao Banco Central, bancos privados, cooperativas de crédito, seguradoras e outros.

A matéria, apresentada pelo então senador José Serra - hoje ministro da Saúde e pré-candidato a presidente pelo PSDB -, foi relatada e bastante modificada no substitutivo apresentado por Jefferson. O senador disse que a aprovação da PEC abriria caminho para a reforma do sistema financeiro, dificultada pelo artigo 192 da Constituição.

- A Constituição exige que coisas tão heterogêneas como essas sejam reguladas por uma só lei, que assim deverá ser ampla, enorme, gigantesca, abordando todo o sistema financeiro. Por isso, hoje, 13 anos depois de promulgada a Constituição, ainda não há a legislação - afirmou o parlamentar em entrevista à Agência Senado .

De acordo com Jefferson, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), prometeu votar a matéria, mas isso não ocorreu. A mesma promessa foi feita pelo atual presidente, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que também ainda não a cumpriu, registrou o senador. Com pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da comissão especial da Câmara, que a analisaram, a PEC está pronta para ser votada desde agosto do ano passado.

Jefferson lembrou ainda que a matéria foi elogiada pelo ex-presidente do Banco Central (BC), Gustavo Franco, em seu discurso de despedida do cargo. Também o atual presidente do BC, Armínio Fraga, disse pessoalmente ao senador que é favorável à aprovação da proposta.

- Várias outras autoridades da área financeira do governo disseram que meu substitutivo é bom, mas misteriosamente não há empenho do governo para que a matéria seja votada. Também parece que a oposição tem medo de sua aprovação, já que ela também não pressiona para que a PEC seja votada - disse o senador.



06/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON FALA NA TV SOBRE SISTEMA FINANCEIRO

JEFFERSON FALA NA TV SENADO SOBRE SISTEMA FINANCEIRO

JEFFERSON DEFENDE NA TV SENADO REGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO

PSDB exige votação de projetos sobre sistema financeiro e Refis

JÁDER BARBALHO PEDE CPI DO SISTEMA FINANCEIRO

JÁDER BARBALHO PEDE CPI DAS EMPREITEIRAS E DO SISTEMA FINANCEIRO