JEFFERSON PEDE FIM DE REVANCHISMO



"É preciso dar um basta no clima de revanchismo de esquerda que ameaça se instalar no Brasil. Grupos como Tortura Nunca Mais e o projeto Brasil Nunca Mais, da arquidiocese de São Paulo, estão esquecendo que a anistia não é um ato unilateral, é geral - cobre os dois lados. Esse foi o espírito da lei aprovada no Congresso", ressaltou hoje (dia 3), em discurso,o senador Jefferson Péres(PSDB-AM).

Afirmando estar muito à vontade para criticar a esquerda, por ter sido ele mesmo perseguido pelo regime militar, Jefferson enfatizou ser a tolerância a maior das virtudes. Na sua opinião, justamente aquela que anda esquecida pelas esquerdas brasileiras. "Fui considerado suspeito pela ditadura, respondi a inquéritos policiais militares, quase fui preso e demitido, mas acredito que superar as animosidades de parte a parte representa o único caminho para a reconstrução democrática."

Jefferson Péres citou o editorial do Jornal do Brasil de hoje (dia 3), intitulado "Patrulha Nunca Mais", como exemplo perfeito de crítica à atual estratégia dos grupos de esquerda que estão questionando as decisões do presidente Fernando Henrique Cardoso na área militar. "Depois de tanta celeuma contra o general Ricardo Fayad - que negou as acusações e pediu licença do cargo enquanto a Justiça examina o caso -, agora o grupo Tortura Nunca Mais se insurge contra três generais recém-nomeados", diz o jornal.

O senador enfatizou não ser possível trocar o passado pelo futuro. "Quero repudiar atos de ódio e revanchismo político de grupos como o Tortura Nunca Mais porque, quando o Congresso votou a anistia, virou a página autoritária no pressuposto de que não se voltaria mais atrás senão como referência histórica", destacou Jefferson, citando o editorial do JB.



03/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


"Revanchismo" da Comissão da Verdade é avaliado por senadores

Jayme Campos defende fim do revanchismo e criação de pauta a favor do Brasil

Jefferson pede o fim do recesso de julho

Jefferson pede o fortalecimento da educação básica

Jefferson Praia pede rapidez nas obras da BR-319

Jefferson Péres pede a cassação de Renan