Jefferson pede o fim do recesso de julho



Inconformado. Foi assim que o líder do PDT, senador Jefferson Péres (AM), se manifestou nesta terça-feira (1º) diante da realização de convocações extraordinárias do Congresso Nacional. Para ele, já é hora de os parlamentares examinarem o fim do recesso de julho, para que o Legislativo funcione normalmente de fevereiro a dezembro. Caso essa não seja a solução, Jefferson pede a supressão -expressa e definitiva-, do pagamento de ajuda de custos para senadores e deputados nas sessões legislativas extraordinárias.

- Serei sempre inconformado com convocações extraordinárias. E, se houvesse necessidade, a convocação não deveria ser remunerada. Como está, é algo que a sociedade não aceita. E com razão, porque não se justifica de forma alguma que o Congresso, não havendo dado conta das matérias que aqui tramitam, seja obrigado a se reunir extraordinariamente e que os parlamentares sejam remunerados por isso - questionou.

Já que a convocação é constitucional e foi pedida pelo presidente da República, Jefferson espera que o período seja proveitoso, especialmente para que a Câmara acelere a discussão das reformas tributária e da Previdência Social. Porém, o senador entende que o Senado, como representante da federação, deve exercer sua função de revisor das propostas oriundas da Câmara e, se assim considerar necessário, alterar as reformas aprovadas pelos deputados. Caso isso aconteça, a tramitação das reformas seria atrasada e, possivelmente, a aprovação definitiva ficaria para 2004.

- Espero que o Senado não abra mão do seu papel de Casa Revisora e que faça modificações que entender necessário nas reformas. O governo, se quiser, que passe o rolo compressor. Mas não contará comigo para isso - avisou.



01/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres defende recesso em julho, mas condena ajuda de custo

Congresso está em recesso até o dia 31 de julho

Paim apresenta PEC acabando com o recesso do mês de julho

PEC muda recesso de julho para setembro em ano eleitoral

JÁDER PROPÕE FÉRIAS EM JULHO E RECESSO DE FESTAS

Oito senadores representarão o Congresso Nacional durante o recesso de julho