Jefferson pede que sessões das quintas-feiras sejam realizadas à tarde



Em nome do PDT, o senador Jefferson Péres (AM) fez um apelo nesta terça-feira (18) ao presidente do Senado, José Sarney, para que as sessões deliberativas das quintas-feiras ocorram a partir das 14h30, como determina o Regimento Interno da Casa. Ele argumentou que a realização das sessões de quinta-feira na parte da manhã, conforme decisão de um conselho de líderes, prejudica o funcionamento das comissões.

Jefferson exemplificou sua argumentação mostrando que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), de acordo com o regimento, deveria funcionar nas terças-feiras a partir das 10h, mas neste horário funciona a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A comissão, completou o senador, passou então a marcar suas reuniões para as terças à tarde e, geralmente, não consegue se reunir porque neste horário ocorre a ordem do dia (votações em plenário), que impede o seu funcionamento. De acordo com o senador, a Comissão de Educação também vem sendo prejudicada.

- Se a maioria dos líderes entender que a situação deve continuar, deve-se então modificar o Regimento Interno e estabelecer um novo horário de reuniões das comissões. Estará se regularizando uma situação anômala, mas não se estará contribuindo para melhorar a imagem desta Casa - afirmou.

O senador reconheceu que suas ponderações não são populares, mas observou que seu dever, como membro de uma instituição como o Senado, o obriga a dizer palavras que podem desagradar algumas pessoas.

Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) concordou que se não houver consenso entre os líderes a respeito da mudança do horário das sessões das quintas-feiras deve prevalecer o Regimento Interno.

Sarney

O presidente da Casa, senador José Sarney, garantiu ao senador Jefferson Péres que em sua gestão todas as sessões das quintas-feiras serão deliberativas, desde que haja matéria para incluir na pauta. Ele informou que na última reunião de líderes essa questão já foi debatida e que em breve terá uma decisão quanto ao horário das sessões.

Sarney disse que se na reunião de líderes não houver consenso, ele fará prevalecer o Regimento Interno, que estabelece que as sessões deliberativas das quintas-feiras devem ocorrer às 14h30.



18/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado terá sessões plenárias à tarde nas quintas-feiras

Arns pede redução das sessões especiais e Sarney anuncia que serão realizadas apenas às segundas e sextas-feiras

Mesquita Júnior sugere audiências públicas nas sessões realizadas às sextas-feiras

Senador pede que TV Senado volte a reprisar sessões das sextas-feiras

Mário Couto pede que sessões especiais se restrinjam às segundas e sextas-feiras

SIMON SUGERE QUE CPIS REÚNAM-SE ÀS SEGUNDAS, QUINTAS E SEXTAS-FEIRAS