Jefferson Péres anuncia projeto que submete a alteração de alíquota do Imposto de Importação ao Senado



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (9), a apresentação de um projeto de lei de sua autoria que submete à apreciação do Senado as alterações da alíquota do Imposto de Importação. Segundo o parlamentar, é necessário que haja limitações ao poder do governo federal de aumentar ou reduzir esse tributo.

- Não me parece que isso possa ficar, como ocorre hoje, inteiramente ao arbítrio do Poder Executivo - declarou ele.

Jefferson lembrou que o governo federal aumentou recentemente a alíquota do Imposto de Importação para os setores de calçados e de vestuário - de 20% para 35%. Ele não criticou essa medida em particular, afirmando que ela foi tomada para proteger tais setores da falta de competitividade provocada pela valorização cambial e, conseqüentemente,da concorrência internacional, principalmente a chinesa. Mas apontou a medida como um exemplo de como o Executivo pode manipular livremente esses percentuais.

O parlamentar ressaltou ainda que, de acordo com sua proposta, o Senado terá de apreciar a alteração da alíquota em um prazo de 60 dias. Se a Casa não se manifestar nesse período, a medida entrará em vigor automaticamente. Dessa forma, argumentou ele, não haveria o risco de sua proposição "engessar" o governo federal.

Segundo Jefferson, o projeto de lei vai estimular um debate "que já está tardando nesta Casa, principalmente na Comissão de Assuntos Econômicos", sobre aumentos e reduções de alíquotas de tarifas aduaneiras.

- É preciso saber, caso a caso, se uma indústria deve ser protegida para sobreviver, penalizando o consumidor - disse ele, acrescentando que "os produtos que chegam da China são muito baratos, mas o consumidor brasileiro também está comprando barato".

O senador defendeu que a alteração das alíquotas de importação com fins protecionistas seja implementada somente em casos excepcionais e em um prazo entre seis meses e um ano, "para que as empresas beneficiadas não se acomodem e sobrevivam às custas do consumidor".



09/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON QUER QUE ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÃO SEJA APROVADA PELO SENADO

CAE Aprecia Projeto Que Submete ao Senado Alterações nas Alíquotas de Importação

CAE aprecia projeto que submete ao Senado alterações nas alíquotas de importação

Jefferson Péres propõe que Senado analise mudanças nas alíquotas de importação

PARA JEFFERSON PÉRES, SENADO DEVE SER OUVIDO SOBRE ALÍQUOTAS DE IMPORTAÇÃO

Camex reduz alíquota do Imposto de Importação do metanol