Jefferson Péres: Congresso deve reagir ao descaso do governo com as Forças Armadas



O senador Jefferson Peres (PDT-AM) fez duras críticas nesta terça-feira (6) ao tratamento que o Executivo vem dispensando às Forças Armadas. Na avaliação do senador, que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a falta de recursos para Exército, Marinha e Aeronáutica coloca em risco a defesa da Região Amazônica, além de trazer prejuízos sociais no norte do país, cujas populações mais afastadas recebem serviços de saúde e educação das Forças Armadas.

- O Congresso tem que reagir ao que está acontecendo às Forças Armadas, que vêem-se com o orçamento reduzido e passam por um momento de penúria, o que levou inclusive a abreviação do tempo de permanência dos recrutas - disse Jefferson.

O senador chamou atenção ainda para a possibilidade de que os cerca de 14 mil recrutas não aproveitados, "que não tiveram tempo de se formar como cidadãos", sejam presa fácil do narcotráfico.

- Os equipamentos estão obsoletos, os militares desmotivados. Devemos pressionar o Executivo para que verbas suplementares venham socorrer as Forças Armadas.

O discurso de Jefferson Péres provocou o pronunciamento de senadores preocupados com a defesa da Região Amazônica. A senadora Heloísa Helena (PT-AL) salientou a importância de que se discuta o papel do Congresso e das Forças Armadas diante da ofensiva de países que tencionam tornar a região área de administração internacional compartilhada.

Para Roberto Saturnino (PT-RJ), a forma como o governo trata os militares permite que se suspeite da existência de outros interesses por trás da política do Executivo. "Temos o dever de suspeitar", disse.

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) também lamentou a situação das Forças Armadas e defendeu a diminuição dos efetivos, se isso significar a maior profissionalização dos militares. O senador Moreira Mendes (PFL-RO) ressaltou a importância de que se complementem os recursos orçamentários para os ministérios militares.

Na avaliação da senadora Emilia Fernandes (PT-RS), a situação das Forças Armadas é a prova da falta de um projeto de nação pelo governo Fernando Henrique. Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS), "se não é de propósito, é de uma irresponsabilidade sem limites".

- O que se pode esperar de um governo que deixa a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sem luz ? - questionou o senador Jefferson Peres, referindo-se à maior universidade federal do país, que teve o fornecimento de energia elétrica suspenso por falta de pagamento.



06/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres: Brasil não deve interferir no conflito entre as Farc e forças militares da Colômbia

JEFFERSON DEFENDE MAIOR PRESENÇA DAS FORÇAS ARMADAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA

FORÇAS ARMADAS RECONHECEM EXCELENTE DESEMPENHO DO CONGRESSO

Plenário deve votar participação mais efetiva das Forças Armadas no combate ao crime organizado

ACM alerta o governo sobre baixos salários das Forças Armadas

Governo ampliará papel das Forças Armadas no auxílio a vítimas de desastres