Plenário deve votar participação mais efetiva das Forças Armadas no combate ao crime organizado



O Plenário poderá votar nesta terça-feira (11), a partir das 14h30, se a pauta for destrancada, projeto de lei do Senado (PLS complementar 221/03) que formaliza a possibilidade de a Marinha, o Exército e a Aeronáutica cooperarem na repressão ao crime organizado ou exercerem a coordenação operacional, quando for conveniente ou necessário, das ações de combate ao tráfico de entorpecentes e de armas por mar, terra ou ar.

De autoria do senador César Borges (PFL-BA), o projeto tramita em regime de urgência e sua votação depende da leitura, em Plenário, dos pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A matéria poderá ser examinada se, antes, o Plenário votar projeto de lei de conversão (PLV 26/04) proveniente da medida provisória (MP 166/04) que cria a carreira de Perícia Médica da Previdência Social e dispõe sobre a remuneração da carreira de Supervisor Médico-Pericial do quadro de pessoal do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Esse PLV está trancando a pauta.

Também está na Ordem do Dia da sessão desta terça-feira o projeto de lei da Câmara (PLC 112/03) que obriga as escolas do ensino médio a oferecerem o ensino da língua espanhola. A matrícula, entretanto, é facultativa para o aluno. A adoção do ensino do espanhol nos currículos plenos do ensino médio será feita gradativamente, devendo estar concluída no prazo de cinco anos a partir da sanção da lei. O projeto faculta a inclusão da língua espanhola nos currículos plenos do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e estabelece que os sistemas públicos de ensino instituirão Centros de Ensino de Língua Estrangeira.

Na mesma sessão, os senadores poderão votar o projeto de lei do Senado (PLS 74/03) de autoria do senador Paulo Octávio (PFL-DF) que proíbe a instalação de estabelecimentos prisionais federais de segurança máxima em conglomerados urbanos cuja população seja superior a 50 mil habitantes. De acordo com o projeto, nos casos em que a população das localidades não atinja esse número, os estabelecimentos só poderão ser instalados a uma distância mínima de 20 quilômetros da área central das cidades. Outra proposição em pauta é o projeto de lei da Câmara complementar (PLP 108/03) que inclui, entre os municípios beneficiários da Reserva do Fundo de Participação dos Municípios, os integrantes de regiões metropolitanas que tenham população igual ou superior a 129.049 habitantes.

Ainda nesta terça-feira, o Plenário poderá votar, entre outras matérias, quatro projetos de decreto legislativo que aprovam textos de acordos internacionais. A primeira parte da sessão (Hora do Expediente) será destinada a homenagear o 95º aniversário de criação da primeira Universidade do Brasil, em Manaus, hoje Universidade Federal do Amazonas. Está inscrito para falar na homenagem o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM).

As agendas das sessões desta quarta-feira (12) e desta quinta-feira (13), que também começam às 14h30, estão em aberto. Na sexta-feira (14), a sessão terá início às 9h e é não deliberativa, destinada a pronunciamentos dos senadores e comunicados da Mesa.



10/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário pode votar projeto sobre participação das Forças Armadas no combate ao tráfico de armas

Petistas querem as Forças Armadas no combate ao crime organizado

Demostenes quer Forças Armadas no combate ao narcotráfico e ao crime organizado

Comissão de Justiça aprova utilização das Forças Armadas no combate ao crime organizado

Senado deve votar projeto que visa aprimorar combate ao crime organizado

César Borges propõe que Forças Armadas combatam crime organizado