Jefferson Péres considera inaceitável Itamaraty doutrinar seus diplomatas



"Seja qual for o viés ideológico - conservador, progressista, de esquerda ou de direita - não cabe ao Itamaraty fazer doutrinação do seu corpo burocrático, isso não é republicano, não é democrático, não é aceitável". A opinião foi emitida da tribuna do Plenário pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM) ao pronunciar-se sobre entrevista concedida pelo ex-diplomata Roberto Abdenur à revista Veja, na qual o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos disse que a atual política do Itamaraty é submetida à doutrinação ideológica.

VEJA MAIS

Na avaliação do senador, não são preocupantes as críticas feitas por Abdenur a respeito da condução da política externa do país, mas a denúncia de que estaria havendo uma tentativa de "lavagem cerebral", por meio da recomendação de que os jovens diplomatas lessem textos selecionados pela direção daquele ministério. Jefferson Péres acrescentou que recebeu "de outras fontes" esta mesma denúncia.

- Se a direção do Itamaraty se julga no direito de recomendar a leitura de textos aos seus membros, que o faça, mas através de uma escolha pluralista, com livros e trabalhos de várias tendências. A Casa tem que ser pluralista. Agora, recomendar, entre aspas, textos da mesma linha ideológica, se chama doutrinação. Isso é inaceitável - afirmou.

Atendendo a requerimento do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a Comissão de Relações Exteriores deverá ouvir Abdenur e, em seguida, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Jefferson Péres antecipou que vai repetir suas opiniões pessoalmente ao ministro.

Em aparte, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) disse que tinha duas ressalvas a fazer à entrevista de Abdenur. A primeira é que o ex-diplomata aguardou deixar o cargo de embaixador em Washington para fazer sua manifestação. A segunda é que, na sua avaliação, os diplomatas no Itamaraty, por sua maturidade e experiência, não estariam suscetíveis a sofrerem lavagem cerebral.



07/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


PÉRES CONSIDERA INACEITÁVEL LIMITE GEOGRÁFICO PARA SEGURO-DESEMPREGO

Jefferson considera "inaceitável" aumento do desmatamento na Amazônia

Jefferson Péres antecipa agenda do Senado com o Itamaraty

Jefferson Péres: Itamaraty deve ser mais cuidadoso ao definir viagens presidenciais

JEFFERSON PÉRES FILIA-SE AO PDT "COERENTE A SEUS IDEAIS"

Jefferson Péres considera "gravíssima" denúncia contra petistas