Jefferson Péres: Itamaraty deve ser mais cuidadoso ao definir viagens presidenciais



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse nesta quinta-feira (4) que o Ministério das Relações Exteriores deve ter mais cuidado na definição dos países a serem visitados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No caso dos países do Oriente Médio, que Lula está visitando, Jefferson concordou com a inclusão do Egito, do Líbano e dos Emirados Árabes no roteiro e com a exclusão de Israel, mas discordou da presença do presidente na Síria e na Líbia. Na opinião do senador, o presidente brasileiro deveria evitar visitas a ditaduras e fez bem em não visitar Israel, -que pratica o terrorismo de Estado com o qual o Brasil não pode concordar-.

Jeffferson também disse que não entende por que o Irã não foi incluído no roteiro, uma vez que detém enorme importância econômica mundial. Ele destacou a importância do presidente assumir o papel de um -superministro do exterior-, reforçando a presença do Brasil no cenário internacional e produzindo efeitos comerciais imediatos.

- As gafes cometidas aqui e ali são algo tão irrelevante que não se deve levar em conta - afirmou. Ao final, o senador afirmou ter esperança de que a viagem tenha êxito.



04/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres quer saber quanto o Senado gasta com viagens

Jefferson Péres antecipa agenda do Senado com o Itamaraty

Jefferson Péres diz que Congresso se omite ao não votar vetos presidenciais

Jefferson Péres considera inaceitável Itamaraty doutrinar seus diplomatas

"Ultimato" de Chávez deve ser rejeitado, diz Jefferson Péres

Jefferson Péres: "Senado deve se preocupar com a Venezuela"