Jefferson Péres diz que escândalos envolvendo os três poderes 'são deprimentes'
- O país não mudou muito em termos de moralidade no setor público. A falta de ética, infelizmente, está em todos os poderes, até naquele que deveria ser o mais ético de todos: o Judiciário - afirmou.
Jefferson Péres perguntou se os tribunais não fazem um acompanhamento das sentenças dos juízes, e questionou o que faz o Conselho Nacional de Justiça. Ele também perguntou aos demais senadores se sabiam de algum caso de punição de desembargadores em seus estados. O senador criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, de desdobrar o processo ocasionado pela operação Furacão da Polícia Federal, para livrar da prisão os membros do Judiciário.
- Será que esse juiz não viu que essa decisão passa para a sociedade que somos um país de privilégios? - indagou.
O senador ainda mencionou o escândalo das verbas indenizatórias na Câmara dos Deputados. A reação esperada pela sociedade, disse ele, seria a abertura de uma investigação para apurar gastos como os R$ 2,5 milhões em combustível.
- Mas não. Eles se reuniram e decidiram punir a imprensa para defender a imagem da Câmara. Ora, quem está sujando a imagem é quem usou essa verba indenizatória -afirmou.
Jefferson Péres também criticou o fisiologismo e o apetite por cargos dos partidos que integram a base do governo Lula no Congresso. Ele ressaltou a briga entre o PT e o PMDB pela direção do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). O senador acrescentou que, segundo reportagem na imprensa, essa briga ameaça a estrutura de coalizão montada pelo presidente Lula.
- Fatos como esses são realmente deprimentes. E para não dizer que só falei de coisas tristes, salve a Polícia Federal pelo trabalho que está realizando - concluiu.26/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres diz que escândalos de corrupção reforçam desprezo da população pelos políticos
Arthur Virgílio condena escândalos envolvendo a ONG Ágora
Jefferson Péres defende plano de trabalho comum para processos contra os três senadores
Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia
'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres
Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres