Jefferson Péres elogia governo pela retomada do crescimento
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) ocupou a tribuna nesta quinta-feira (1º) para, "surpreendentemente", conforme frisou, exaltar um aspecto positivo do governo: a retomada do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que registrou alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2006 em relação ao último trimestre de 2005. Conforme previu, mantido esse índice, até o final do ano, o país poderá experimentar um crescimento máximo de 5,7% e mínimo de 4%.
Jefferson Péres lembrou que sempre utiliza a tribuna para criticar o governo, por ser da oposição e não concordar com sua "a conduta ética". Disse, porém, que os petistas podem comemorar o acerto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na política macroeconômica, evitando a fuga de capitais do país e controlando a inflação por meio do aumento da taxa básica de juros e da valorização do real.
- Lula acertou na política econômica. Nenhum presidente pode ignorar a globalização, conforme queria a ala radical do PT, e forçar, irresponsavelmente, um crescimento à custa de inflação. Hoje, nem Juscelino Kubitschek poderia - disse o senador.
Jefferson Péres afirmou que, "não fosse uma política de juros altos, amarga, masnecessária", o país hoje estaria enfrentado uma recessão. Ele lembrou que a cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) a taxa Selic tem sido reduzida0,5 ponto percentual em média, o que pode garantir até o final do ano uma taxa real de um dígito (abaixo de 10%).01/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli Salvatti: Jefferson Péres primava pela ética e pela justiça
Jefferson Péres elogia "recall" americano
Jefferson Peres defende o combate à informalidade como forma de viabilizar o crescimento econômico
JEFFERSON PÉRES ELOGIA DECISÃO DA CCJ SOBRE CPI DOS PRECATÓRIOS
JEFFERSON PÉRES ELOGIA DECISÃO DO STF SOBRE IMUNIDADE PARLAMENTAR
Jefferson Péres elogia parecer do procurador-geral, mas diz que Congresso se omite em relação ao excesso de MPs